Símbolos Municipais
Hino Municipal de Pedralva
Letra e música: Sebastião Tarcísio Raimundo
Entre montanhas alterosas,
Neste pedaço de chão do meu Brasil.
Nasce tão rica e esplendorosa,
Pedralva, doce, terna e encantos mil.
Bem protegida entre as serras,
Teu padroeiro é São Sebastião.
Dois guardiões são rochas belas,
Se chamam Pedra Branca e Pedrão.
Por isso tu chamas Pedralva
Teu nome nos é bem sutil
Pedra: robusta, imponente;
Alva: o branco da paz que existe me ti.
Corre em tuas veias sangue ardente
De um povo que trabalha e é feliz.
Do teu passado, homens fortes,
São personagens da história a retratar.
És meu orgulho, quanta sorte!
Serás sempre meu céu e eterno lar.
Ó terra de verde lavoura!
És culta, és vida sem par.
Deus te proteja, Pedralva,
Meu céu e eterno lar!
O Hino Municipal de Pedralva foi instituído pela Lei nº 1.297/04 de 17 de dezembro de 2004.
Bandeira Municipal
A Bandeira Municipal foi criada com a seguinte dimensão: 1,30 por 2,00 metros, constituída das seguintes características. Três faixas horizontais; a primeira faixa na cor azul, com 40 centímetros, significando o céu límpido de nossa terra; a segunda na cor branca com 50 centímetros, representando a decantada paz de nossa gente; a terceira na cor verde com 40 centímetros, representando as matas de nossa terra. O triângulo vermelho, no centro da Bandeira entre as faixas branca e azul, símbolo representativo de nosso Estado. A Pedra Branca, incrustada no triângulo representa o símbolo de nosso Município, dando origem ao nome de nossa cidade. O fundo preto dando realce a Pedra Branca. Os ramos agrícolas representados pela cana e café simbolizando a nossa variada agricultura.
A idealização da Bandeira foi de autoria do jovem estudante de engenharia Sebastião Donizetti Monti Souza, filho desta terra.
A Bandeira Municipal foi aprovada e criada pela Lei nº 555 de 09 de abril de 1978.
Brasão Oficial de Pedralva
Descrição heráldica
Escudo do modelo Português, boleado, pleno, em campo esmaltado de blau, tendo em chefe dois escudetes, sendo o da dextra em campo prata contendo ao centro o triângulo gules do Estado de Minas Gerais e o da sinistra em campo prata contendo ao centro a Cruz de Cristo cozida em ouro. No centro do escudo a Pedra Branca em prata tendo em sua base a Mata Atlântica em sinople. Um rio, em prata, atravessa o estremo do escudo da dextra para a sinistra.
Sobre o escudo, uma coroa mural de prata, com oito torres, sendo cinco torres a vista, destas as duas das extremidades são vistas pela metade.
Como Suportes, à dextra, um ramo de café frutificado em suas cores naturais e, à sinistra, uma haste de cana-de-açúcar folhada em suas cores naturais, que se cruzam abaixo do listel em blau ondulado simetricamente, apresentando ao centro, em ouro, a frase em latim “Terra Amata”.
Interpretação
A cor azul do campo do escudo significa o céu límpido de nossa terra. O triângulo vermelho do escudete à direita recorda que este município é integrante do Estado de Minas Gerais e a Cruz de Cristo, símbolo da fé cristã, do escudete à esquerda lembra a fé que norteia a população profundamente religiosa. A Pedra Branca, no centro do escudo, baseada na Mata Atlântica, deu nome ao município. O rio, no extremo do escudo, representa o Ribeirão Anhumas, principal curso d’água natural do município.
A coroa mural em prata com oito torres, com cinco torres à vista, sendo duas das extremidades vistas pela metade, é símbolo privativo das municipalidades e indicador da autonomia municipal.
O ramo de café frutificado e a haste de cana-de-açúcar folhada representam a grande variedade agrícola do município.
O listel com a frase em latim “Terra Amata”, que significa “Terra Amada”, demonstra a receptividade do povo pedralvense. O Brasão externa a alegria por simbolizar o próprio nome do município, seu meio ambiente, sua religiosidade e o trabalho profícuo de seu povo ordeiro, laborioso e gentil.
O Brasão Oficial de Pedralva foi instituído pela Lei nº 1.408/08 de 31 de janeiro de 2008.