Solenidade de entrega do Título de "Cidadão Honorário Pedralvense" e do Título de "Amigo de Pedralva"

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 09/05/2024 13h31
Sessão realizada no dia 7 de maio, às 20 horas, na sede do Poder Legislativo

Na noite de ontem, 7 de maio, às 20 horas, na sede do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Pedralva realizou sessão solene para entrega dos Títulos de “Cidadão Honorário Pedralvense” e de “Amigo de Pedralva”.

Uma homenagem que o Poder Legislativo presta, anualmente, por ocasião do aniversário de Pedralva, em reconhecimento aos cidadãos que obtiveram destaque na vida do Município ou que contribuíram de alguma forma para a sua promoção.

A Sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, Vereador Cláudio de Lima Lopes, e contou com a presença dos Vereadores Fernanda Christiane Tomé Torres, Luiz Felipe Silva dos Reis, Matheus Bustamante Gomes e Paulo Henrique de Faria.

Receberam o título de Cidadão Honorário a Ilustríssima senhora Aparecida de Cássia Leite e os Ilustríssimos Senhores Lucélio Santos Brandani e Mansur José Nader.

E, o Título de Amigo de Pedralva foi entregue aos Senhores Alexandre Ferreira Fortes e Sebastião Aldo Realino. (Senhor Aldo não pode estar presente e foi representado pela Senhora Natalha Barros Mandolesi Bustamante)

Estiveram presentes, prestigiando a solenidade, familiares e amigos dos homenageados.

BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

 Aparecida de Cássia Leite

Nascida em 21 de Maio de 1980, na cidade de Andradas-Mg, onde cresceu, estudou e trabalhou a maior parte de sua vida como profissional da área da saúde.

No ano de 2004, começava uma nova fase na história de sua família.  Seus irmãos ingressavam no ramo do comércio no Sul de Minas, cada um se instalou em uma pequena cidade, e assim começaram as suas jornadas no seguimento de Lojas de Presente e Variedades,  mas conhecidas como " Lojas de 1,99".

Em busca de uma vida melhor para Ela, seu falecido Pai ( Sr. ORLANDO LEITE), pessoa tão estimada nesta cidade, e sua Mãe (CÉLIA GONÇALVES LEITE), quis então seguir os passos de seus irmãos e saiu a procura de uma cidade para tirar do papel e colocar em prática esse projeto que muitas vezes parecia incerto.

Mas Deus já tinha escrito sua história  e preparou para eles a nossa querida cidade de Pedralva, cidade essa que tão bem os acolheu.

Em 07 de Outubro de 2007,  abriu-se as portas da conhecida SUPER 1,99 AKIKITEM,  e lá se foram 17 anos de muito trabalho,  conquistas, perdas,  superações,  amizades e muitas  alegrias vividas até aqui.

Esse foi um pequeno resumo da história de vida de uma mulher empreendedora,  que vive e encara os desafios de ser comerciante,  e tem orgulho de fazer parte da história de nossa cidade.

 Lucélio Santos Brandani

Neto de Italianos por parte de pai e bisneto de Portugueses por parte de mãe. Popularmente conhecido como Brandani. Nascido em Brasópolis MG, sua infância foi na roça até os meus 15 anos de idade. Filho de Lourenço Brandani e Maria do Carmo Santos Brandani, tem 9 irmãos, sendo um “in memória”.

Aos 15 anos de idade foi para Itajubá trabalhar em uma marcenaria, onde ficou até os seus 18 anos de idade.

Deixou a marcenaria para servir o exército Brasileiro até aos 22 anos de idade. Sua trajetória no exército foi muito intensa, foi um período de muito aprendizado que levará para a vida toda.

Teve a oportunidade de prestar serviços para o exército das Nações Unidas na África (ONU), foi uma experiência única.

Voltou da África e deixou o exército para seguir outro caminho.

Foi tentar algo diferente em São Lourenço, onde conheceu a mãe de meus 2 filhos, Ana Júlia Castro Brandani e João Pedro Castro Brandani.

Morou em São Lourenço por 2 anos, porém não conseguiu alcançar seus objetivos. Então  decidiu vir para Pedralva, para tentar recomeçar, onde meu cunhado, o saudoso Raimundo Piazza e sua irmã Maria José Brandani Piazza o acolheram com muito carinho.

Também teve o apoio incondicional do padre Simão, que se dedicou muito pela paróquia de Pedralva.

Abriu uma pequena barbearia com a ajuda do seu irmão Evangelista Piazza Brandani, um cabeleireiro renomeado em Itajubá.

Aos poucos foi ganhando credibilidade na cidade, fez muitos, muitos amigos e já está aqui há 26 anos.

Está casado com Maria Aparecida Braga Brandani há 13 anos, sua companheira, amiga e seu braço direito.

É muito grato a todos os Pedralvenses que o acolheram.

Hoje, tem uma carreira sólida que lhe proporciona muitas realizações, graças aos seus clientes, que confiam no seu trabalho.

Clientes que, muitos deles, já passaram de geração para geração.

É feliz aqui e se sente um Pedralvense de coração.

 Mansur José Nader

Nasceu em São José dos Campos-SP, em 24 de abril de 1971, tem 53 anos de idade e é casado com a professora, servidora pública e graduanda em fonoaudiologia Silvana Cristina Silva Oliveira Nader, há 22 anos. O casal gerou os gêmeos: Tarik Oliveira Nader e Tufik Oliveira Nader, ambos são graduandos no 5º (quinto) ano de Medicina na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), na cidade de Passos/MG.

É filho de José Mansur Nader e Iracema Redusino Nader, nasceu e cresceu numa família estruturada com 5 (cinco) irmãos: Sandra Helena Nader; Lúcia Maria Nader; Bianca Imaculada Nader; Neif José Nader e Josef Renato Nader.

Ainda em São José dos Campos, foi aluno do SENAI e formou-se Técnico em Desenhos e Projetos. Também é formado em Psicanálise, pela Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPI), com diversas especializações em terapias como: formação em Hipnose Clínica; formação em Terapeuta de Regressão de Memória e Vidas Passadas; Mestre e Professor de Reiki (Grau IV) nos Sistemas Usui e Tibetano de Cura Natural.

Na área da saúde e terapias ocupacionais foi sócio fundador da PSICLIN (Clínica Escola de Psicoterapia Regressiva), teve atuação como professor de Hipnose Clínica, Terapia de Regressão de Memória, Aroma Terapia, Cromoterapia e Cromosofia, Atuou como Mestre e Professor de Reiki (Grau IV) nos Sistemas Usui e Tibetano de Cura Natural. Ministrou mais de cem cursos e palestras para jovens, famílias e casais.

No setor privado exerceu atividades profissionais no Banco América do Sul, Estado de São Paulo. Nas Empresas Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda, exerceu o cargo de Programador e Controlador da Produção; Na Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) exerceu a função de Agente de Saneamento, especialidade em Operação de Tratamento de Água e Esgoto, inclusive na cidade de Pedralva entre os anos de 2007 a 2009, ocasião em que teve os primeiros contatos com a cidade e seus moradores.

Na área jurídica concluiu o Curso de Direito – Bacharelado, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, em 2012. Concluiu o curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional e Direito Penal pelo Centro Universitário Internacional Signorelli. Especializou-se, também no Centro Universitário União das Américas Descomplica com a Pós-Graduação Latu Senso em Direito Penal e Direito Processual Penal; Direito Civil e Direito Processual Civil. Também possui Pós-Graduação Lato Sensu em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Focus.

Atua na Comunidade como Oficial do Ministério Público, desde 2011. Ao longo de treze anos participou na formação, desenvolvimento e apoio à inúmeras diretorias de entidades de filantropia e sociais, como a Santa Casa de Misericórdia, a Sociedade Beneficente Dr. Geraldo Pinheiro Ozório(Casa dos Velhinhos), APAE, A.A., e o CONSEP, dando desta forma, sua contribuição ao desenvolvimento do Município.

 Alexandre Ferreira Fortes

Nasceu em Itajubá em 16 de outubro de 1975, filho de Ana Auxiliadora Ferreira Fortes e Joaquim Raimundo Fortes.

Cresceu na cidade de Wenceslau Braz, onde passou sua infância e juventude.

Em 2014, uniu-se em matrimônio com Joselene de Sales Costa, formando uma parceria sólida e feliz.

Alexandre graduou-se em Tecnologia da Informação (TI) e trabalhou na área por algum tempo.

Em 2015, Alexandre iniciou sua carreira como funcionário público, encontrando sua vocação na vida pública.

Desde setembro de 2016, trabalha na cidade de Pedralva, onde foi muito bem acolhido e encontrou não apenas um emprego, mas também bons amigos.

Amante da simplicidade e da tranquilidade, Alexandre se sente em casa nas pequenas cidades e na vida do campo.

Sua paixão pelo contato com a natureza e a lida com o gado o levaram a apreciar as belas montanhas e o verde das colinas de Pedralva.

Enxerga a verdadeira beleza na vida simples e honesta das pessoas que lá residem, encontrando paz e felicidade em sua rotina diária.

Sebastião Aldo Realino (Representado pela Senhora Natalha)

Nasceu em Pedralva, no dia 06 de agosto de 1949, filho de José Realino e Marieta Luiza da Silva.

Cresceu nesta cidade, onde viveu e estudou.

Sempre praticou esporte e, com muito orgulho, fez parte do time dos Pedralva Sapucaí, onde se formou na ETE.

Casou em 1975 e começou a trabalhar nas Centrais Elétricas (CEMAT), em Cuiabá-MT.

Depois foi admitido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desta mesma cidade, onde trabalhou na estação de controle de rastreamento de satélite.

Mais tarde, conseguiu transferência para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos, onde atuou na equipe responsável pela construção do primeiro satélite brasileiro, ainda em atividade no espaço.

Em 1993, ingressou na Companhia Siderúrgica de Volta Redonda (CSN), com mais um desafio de participar ativamente na certificação da empresa nas normas ISO-9000, onde, em 2009, se aposentei.

Atualmente, reside em Três Corações, e presta Assessoria e Consultoria na área de gestão da qualidade.

Com muito orgulho, criou o grupo AGO (Atletas Geração Ouro), cuja a finalidade é reunir ex- atletas e recordar os momentos do esporte em Pedralva.

Felizmente, este grupo se diversificou e atua na área cultural e assistencial, participando ativamente nas atividades das entidades carentes.

Atualmente, o foco principal é promover o cuidado e o bem-estar dos velhinhos, organizando a gestão interna da Associação Beneficente Dr. Geraldo Pinheiro Osório.

GALERIA DE FOTOS 

Click na foto abaixo

 


GRAVAÇÃO DA SESSÃO