Sessão Solene - Medalha do Mérito Legislativo - 2023
Nesta Sessão Solene, a Câmara prestou homenagem a Diego Wesley Oliveira Paixão, Francisco Caldas de Abreu Júnior, José Benedito Reis, José Carlos de Oliveira, Luiz Fernando Silva, Maria Cristina de Oliveira Abreu, Rodrigo de Oliveira Rosa e Sebastiana Beatriz da Costa.
A outorga da Medalha do Mérito Legislativo é uma homenagem que o Poder Legislativo presta, no mês de dezembro de cada ano, a pessoas indicadas pelos vereadores em exercício, que tenham se destacado por sua atuação em benefício da comunidade e por sua atuação exemplar na vida pública e particular.
Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Legislativo significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente e por prestar relevantes serviços ao município, ajudando no seu desenvolvimento, na promoção do bem comum.
Esta homenagem simboliza o agradecimento pelas histórias de luta, superação e amor pelo município. É um ato de reconhecimento pela dedicação que todos têm por Pedralva.
Prestigiando a sessão estiveram presentes familiares e amigos dos homenageados.
BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS
Diego Wesley Oliveira Paixão:
Nascido em Pedralva-MG, residente no Bairro Paulino Paixão, é o filho mais novo de Adilson Marcos Paixao e Heloisa Helena Oliveira Paixao, irmão de Leticia de Oliveira Paixao e Jaqueline Oliveira Paixao, neto de Benedito Francisco de Oliveira e Maria Nazaré de Oliveira e Paulino Paixao Filho e Genesia Maria da Paixao.
Cursou a pré escola na Escola Municipal Doutor Carlos Ribeiro Filho, cursou o Ensino fundamental na Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura e cocluiu o ensino médio na Escola Estadual Comendador Mario Goulart Santiago. Concluindo a educação Básica foi aprovado na seleção do CATS (Curso Pré-Vestibular), da Unifei, posteriormente optou por realizar se Graduar em Direito, ingressando no Centro Universitário de Itajubá em julho de 2015 em sua graduação.
Durante seu período de Faculdade no Centro Universitário de Itajubá realizou diversos projetos em sua Faculdade, também exerceu a Função de Conciliador Voluntário do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Pedralva.
No ano de 2017 fora selecionado através do histórico de notas da Faculdade para realizar estágio Junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, permancendo no mesmo por 1 ano e 6 meses, sendo aprovado no concurso de Estágiários do Ministério Público de Itajubá-MG.
No 8 período do Curso de Direito, é aprovado nas duas fases do exame de Ordem (OAB), tem seu TCC aprovado, finalizando o curso no final do ano de 2019, e já inscrito na OAB como advogado, inicia no ano de 2020 sua carreira como advogado.
Em sua atuação Profissional destacasse além de ter atuado no corpo de avgados que prestou Assessoria Jurídica desta Casa Legislativa em Pedralva junto ao Advogado Tiago José Magalhaes pelo qual tem grande apreço e segue em Parceria na advocacia diária, possuindo atuação em Processos Criminais, atuando em diversas Grandes Operações do Grupo de Combate ao Crime Organizado coordenadas pela GAECO, suas atuações como Tribuno do Júri Popular e também na assistência jurídica a pessoas carentes como Advogado Dativo em nossa Comarca e em Comarca Vizinhas, atuando também em diversos casos probono, em busca de auxiliar aqueles que não dispuseram de condições econômicas.
Atuou na coordenação de campanhã e prestação contas de vereadores, de diversas comarcas, iniciou a Pós-Graduação em Direito Público finalizada no inicio do ano de 2023. Passou a atuar como conselheiro fiscal da SAMPE em parceria ao dr.Tiago Jose Magalhaes.
Por amor a nossa querida e amada Pedralva dá o seu melhor em suas funções nas entidade que participa de forma voluntária, bem como busca sempre contato para com as Politicas Municipais pelo contato direto junto a alguns vereadores, estar situado e atento ao repasse das necessidade da população pedralvense.
Francisco Caldas de Abreu Júnior:
O Chiquinho Caldas, nasceu em Pedralva, no dia 5 de julho de 1965. É o nono filho do casal Maria Eunice Rezende Abreu e Francisco Caldas de Abreu. Estudou os primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola Cel. Gaspar e o concluiu na EE Comendador Mário Goulart Santiago, de Pedralva. O curso Técnico em Eletrônica fez no Colégio Itajubá. Estagiou na Unifei, em Itajubá, quando foi contratado na Cat. Funcional de Tecnologista, por prazo determinado. Estagiou também, na CSN, em Volta Redonda. Como o trabalho dentro de sua área ficava-lhe cada vez mais distante, resolveu permanecer por aqui mesmo, trabalhando com seu pai, na granja de sua propriedade. Hoje ele é funcionário público efetivo da Prefeitura de Pedralva.
Nas últimas séries do Ensino Fundamental, começou a tomar gosto pela escrita, pelo ato de criar textos de ficção. E foi assim que começou a criar histórias mais longas. Em 1981, quando tinha dezesseis anos, escreveu "Vingança em Dobro". A história se passa no séc. XIX, numa fazenda no interior de São Paulo, e narra os problemas vividos na época da escravatura e do senhor das terras.
Seu desejo de transformar em livro essa sua criação foi motivo para muita luta. Em 1989, realizou seu sonho: a publicação de seu livro. Com o patrocínio e a organização dos amigos Elias Rangel e do saudoso Nando Faria, foi feito o lançamento de "Vingança em Dobro", numa noite de gala, no Clube Recreativo e Literário de Pedralva.
Outros sonhos vieram povoar sua mente. Ele agora queria transformar seu livro em filme. Mas percebeu que, desprovido de recursos, seria praticamente impossível. Então resolveu fazer outra história, que facilitasse tal criação. Foi aí que veio "A dama da Lagoa", em 1997. Chiquinho participava, na época, de um grupo de teatro aqui na cidade, juntamente, com Reginaldo Castro, Marquinho Batista, Ângela, Mônica Bustamante e outros, que o ajudaram. Ele contou, também, com a participação de alguns familiares e, inclusive com o empréstimo da câmera fumadora e da filmagem das cenas.
José Benedito dos Reis:
É com grande alegria e gratidão que hoje compartilho um breve relato sobre a jornada de José Benedito Reis desde o ano d e 1994, marcada por um profundo compromisso com o desenvolvimento e bem-estar de nossa amada Pedralva .
Durante 13 anos, Ditão teve a honra de liderar a organização de torneios e campeonatos no Estádio Monti, desempenhando um papel essencial em uma comissão organizadora que se destacou pela competência, chegando em alguns dos mais notáveis campeonatos já realizados em nossa cidade.
A responsabilidade como Presidente do Departamento de Esporte Lazer, por 6 anos, em colaboração com distinto colega como Ricardo Bustamante, representou uma fase significativa para Pedralva, onde juntos contribuíram para fortalecer e enriquecer as atividades esportivas em nossa comunidade.
A frente da presidência do Palô Futebol Clube, ao longo de vários anos, testemunhou grandes conquistas no futebol e futsal de quadra, levando o nome de Pedralva a patamares ainda mais altos no cenários esportivo regional.
Demonstrando um comprometimento não apenas esportivo mas também social, dedicou dois anos a Sociedade Beneficente Dr Geraldo Pinheiro Osório (asilo).
Durante esse período, não apenas realizou reparos essenciais, mas também promoveu um significativo leilão de gado, contribuindo para quitação de dívidas e fortalecendo os laços com nossa comunidade.
A presidência da SAMP foi um capítulo marcante, onde ao longo de vários anos, celebraram grandes conquistas nos esportes: futebol de campo, futsal, vôlei e basquete. destaca o esforço conjunto da diretoria em superar desafios, incluindo o pagamento de uma expressiva dívida legada por administrações anteriores, prova do nosso comprometimento e determinação.
Sua breve passagem pelo serviço público como diretor de obras na prefeitura, ao lado do saudoso vice-prefeito Evaristo Inácio dos Reis, representou o desejo Genuíno de servir a população, dedicando 8 meses para melhorar estradas, bueiros e pontes, mesmo diante d e limitações de maquinários.
Ao longo de uma década, a igreja São Sebastião foi um espaço onde organizei leilões de gado para arrecadação.
Atualmente, como membro da diretoria no CAP (Conselho Administrativo Paroquial), empenha-se na conclusão da reforma da igreja matriz e na revitalização de todas as igrejas no setor rural, incluindo a igreja Nossa Senhora Aparecida.
José Carlos Oliveira:
José Carlos de Oliveira, nascido em 18 de janeiro de 1960 na cidade de Pedralva- MG, é o filho primogênito de uma família de produtores rurais do Bairro Pitangueiras do Município de Pedralva- MG.
Filho do Sr. Moisés Batista de Oliveira e da Sra. Francisca Inácia dos Reis Oliveira, tem com irmãos Maria Cileia do Nascimento, Benedita Cineide de Oliveira, Sebastião Gervásio de Oliveira, José Márcio de Oliveira, Pauliana Reis Oliveira, Fabiano Moisés Oliveira e Jorgiana Aparecida de Souza.
Estudou nas escolas públicas do Município de Pedralva e São José do Alegre-MG até concluir o ensino Médio, após concluir os ensinos regulares, se tornou discente na UFLA- Universidade Federal de Lavras no curso de Engenharia Agronômica consagrando graduado no ano de 1985 e pós graduado em Fitopatologia no ano de 2000.
Casado com a Sra. Angela Maria Vilas Boas Oliveira e são pais de Luiz Otávio Vilas Boas Oliveira.
Possui uma vasta experiência em seu histórico de trabalho, tendo atuado por 15 anos como técnico agronômico na Prefeitura de Pedralva, sócio proprietário na Empresa Comercial São Pedro de Produtos Agrícolas no período de 1993 a 2007, RTV na Café Brasil no período de 2004 a 2011, Coffee Hunter e Gerente de Centro de Processamento da Café Especiais na Empresa Carmocoffees no período de 2012 a 2015 e como RTV na Empresa AgroCP no período de 2016 a 2021 como consultor de manejos para produção de cafés especiais.
Atualmente encontra-se como instrutor do SENAR presta consultorias a produtores de cafés e hortaliças.
Luiz Fernando Silva:
Filho da senhora Maria Aparecida, nasceu na cidade de Itajubá e, logo em seguida, veio para a cidade de Pedralva, onde cresceu no bairro Bicas.
Sempre foi uma pessoa muito companheira, buscava sempre ajudar todos ao seu redor.
Em 2008, casou-se com a senhora Alessandra Batista com quem teve três filhos sendo eles Luiz Gabriel Batista Silva, Luiz Emanuel Batista Silva e Maria Fernanda Batista Silva.
Trabalhador, homem de bem, nunca mediu esforços para dar o melhor para sua família e também ajudar a todos como podia ao seu redor.
Sua profissão é de pedreiro, com que Deus vem abençoado até a atualidade.
Luiz Fernando ou como é popularmente conhecido em nossa cidade, Pastor Fernando, está à frente dos trabalhos na igreja Assembleia de Deus Ministério Jardim Zaira na cidade de Pedralva.
Na igreja Jardim Zaira, Pastor Fernando sempre buscou ajudar nossa comunidade com projetos sociais, se envolvendo diretamente com a população.
Pastor Fernando, iniciou sua vida com Jesus em 2008, quando começou a ser membro efetivo da igreja.
Fernando sabia do seu chamado e buscava a Deus por ele, até que em 2018 foi chamado para ser pastor.
"Até aqui nos ajudou o Senhor - 1 Samuel 7:12"
Maria Cristina de Oliveira Abreu:
Nasceu no dia 20 de janeiro de 1963. Filha de José Custódio Filho e Autora Vilas Boas Custódio.
É a caçula de uma família com 12 filhos que desde tenra idade aprenderam a trabalhar na lida rural e dali tiravam o sustento da família em um Sítio no Bairro Jaboticabal.
Em 22/01/1983 casou-se com Marco Antônio Rezende Abreu, com quem teve dois filhos: Diego de Oliveira Abreu e Renan de Oliveira Abreu, ambos são médicos, dedicados no atendimento em nosso Município.
No ano de 1981 trabalhou no escritório do antigo INPS, contratada pelo então responsável pelo INAMPS, Sr. Paulo Cesar de Carvalho – o Nino.
De 19/02/1982 a 01/04/1986 trabalhou no Banco Real desta cidade, onde aconteceu seu primeiro contato com a contabilidade.
Entre os anos de 1.996 a 2.000, participou da Coordenação da Pastoral da Juventude, ocasião em que conviveu com dezenas de jovens, organizando Encontros com Cristo, Palestras, Festivais de Músicas Cristãs e inúmeros outros eventos, voltados à formação do jovem católico. Nesse período, amealhou amizades valorosas de jovens que hoje são profissionais talentosos, pais e mães de família, que conservam para sempre o respeito e amizade indelével.
Formou-se em CONTABILIDADE na cidade de Itajubá e em 01/04/1987 foi chamada para trabalhar na Prefeitura Municipal de Pedralva, ocasião em que era Prefeito o saudoso Luiz Rennó Costa.
Com a aposentadoria da Sra. Vera Lucia de Sousa, assumiu os trabalhos de contabilidade da Prefeitura, juntamente com o Sr. Mauro Roberto Toledo Rodrigues.
A característica marcante de seu trabalho sempre foi a busca pela excelência. Sua capacidade cognitiva e laborativa e seu zelo, foram reconhecidos na ocasião pela AMASP e pelas empresas de Assessoria Contábil, que mantinham contratos com a prefeitura.
Era a sua responsabilidade, todo o ano, preparar o Orçamento Anual e as demais leis orçamentárias, com todas as suas complexidades, como também apresentar, no tempo certo, a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, desde a época em que pastas e mais pastas de documentos e formulários eram protocolados fisicamente no prédio do Tribunal de Contas, na capital Belo Horizonte.
Muitas e muitas vezes sua dedicação ao trabalho a levou a chegar em casa altas horas da madrugada, ou trabalhar sábados e domingos sem cessar, ou ainda, por muito mais vezes, abdicar de seu almoço para cumprir os prazos e entregar seu trabalho.
Nos anos em que seus filhos Diego e Renan cursavam a faculdade de Medicina na cidade de Volta Redonda, além do trabalho na Prefeitura, nossa homenageada abriu um Escritório de contabilidade, onde trabalhava das 18 horas até altas horas da madrugada, pois era necessário aumentar a renda da família.
Após sua aposentadoria, em razão de seu conhecimento, voltou ao trabalho na condição de Secretária da Administração, ocupando cargo de confiança do Prefeito Josimar Silva de Freitas, no seu primeiro mandato.
No ano de 2021, foi convidada a compor a Diretoria da Associação Beneficente Dr. Geraldo Pinheiro Osório - Casa dos Velhinhos.
Com a mesma disposição que lhe é peculiar, assumiu, juntamente com os demais membros da diretoria, um papel preponderante, que proporcionou uma melhora substancial na condição de vida dos residentes da Casa dos Velhinhos, organizando o escritório, a contabilidade e dando segurança à condução do difícil trabalho social junto àquela instituição.
Na eleição da instituição, que ocorreu no dia 25/11/2023, nenhuma chapa se apresentou para prosseguir com os trabalhos no Asilo e nossa homenageada, juntamente com vários e valorosos membros da diretoria, apresentaram uma chapa, cientes de que não poderiam deixar sucumbir uma instituição tão necessária em uma comunidade como a nossa.
Dessa forma, nossa homenageada vai prosseguir com sua dedicação, seu zelo, sua seriedade, colocando seu conhecimento a serviço daqueles irmãos necessitados.
Parafraseando Madre Teresa de Calcutá:
“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.”
“O dever é uma coisa muito pessoal, decorre da necessidade de se entrar em ação e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.”
Rodrigo de Oliveira Rosa:
O Du, como é conhecido pelos amigos, e o Tartaruga, pelos colegas de tatame, é professor de educação física e atleta de Jiu-Jitsu. Nasceu no dia 24/09/1982, sempre residindo no Bairro São José. Filho de Inês Das Dores Rosa, foi criado pela Avó Tereza e pela Tia Bernadete Rosa. É casado com Silvana Aparecida Silva Rosa e pai de Ana Flor da Silva Rosa.
Começou a trabalhar muito cedo, sendo que seu o primeiro emprego registrado foi como auxiliar de serviços gerais na colheita de café. Depois também trabalhou em algumas empresas em Pouso Alegre e em Santa Rita, até que com 22 anos, iniciou na linha de produção da empresa Mahle, na cidade de Itajubá, onde ficou por 8 anos, e onde, através de um processo seletivo, foi agraciado com uma bolsa de estudos, o que lhe oportunizou realizar um grande sonho. Cursar a faculdade de educação física.
Os tempos de faculdade foram de muita perseverança, pois estudava no período noturno, e logo quando terminava a aula do dia, já deslocava para a empresa onde iniciava o turno de trabalho, que varava a madrugada.
Mas toda esta dedicação não tardou em lhe render frutos, pois, quando ainda estava no último ano de faculdade, foi aprovado no concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, tendo tomado posse no ano de 2013 como professor efetivo da Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura, onde nestes 10 anos como professor, além de ministrar as aulas, também foi o treinador de diversas equipes esportivas que representaram a escola em competições interescolares, como o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), onde, junto aos alunos foi possível conquistar bons resultados, como os obtidos neste ano, com o Handebol Masculino, que sagrou-se campeão da etapa microrregional e a equipe de Futsal Feminino, vice-campeã.
Além de professor, Rodrigo também vem se destacando como um grande atleta e professor de Jiu-Jjitsu, sendo hoje uma referência do esporte em nossa região.
Iniciou no no Jiu-Jitsu no ano de 2007, aqui mesmo em Pedralva, treinando com amigos no fundo da Serraria do Galba Piazza, em uma lona sobre o "pó de serra". Se apaixonou pela arte marcial e hoje lá se vão 17 anos de dedicação e amor ao esporte, que lhe permitiu se graduar para que hoje, como Faixa Preta 2° Grau de jiu-jitsu, possa ministrar aulas que ocorrem na academia Templo Gym, a Academia do Pardal. Lá transmite as técnicas e os ensinamentos típicos das artes marciais há mais de 20 alunos, de diversas faixas etárias, da categoria masculina e feminina, o que permitiu formar diversos atletas que também vem representando Pedralva e se destacando em competições em nossa região.
Como atleta participou Rodrigo vem obtendo destaque, sempre levando o nome de nossa cidade nas competições em que participa, sendo que neste ano de 2023 ficará marcado em virtude de grandiosos resultados obtidos: ✓Campeão interestadual em Cambuí. ✓ Campeão da Copa elite de jiu-jitsu. ✓Vice-campeão Mineiro. ✓ Vice-campeão brasileiro da região suldeste. E o mais importante: Vice-campeão mundial de jiu-jitsu pela CBJJE, conquistado no último mês no Ginásio do Ibirapuera na cidade de São Paulo.
Sebastiana Beatriz da Costa:
Nascida em Pedralva MG, no bairro Bica. Possui 63 anos, é solteira e aposentada.
Estudou o primário no então grupo escolar professor Arcádio do Nascimento Moura, o primeiro grau no colégio Mário Goulart Santiago.
Fez supletivo segundo grau no Cesu em Itajubá, logo após foi fazer contabilidade na escola João XXlll em Itajubá.
Vendo que não era isso que queria, deixou a contabilidade e foi estudar Auxiliar de enfermagem na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz em Itajubá.
Trabalhou na Santa Casa de Pedralva, Posto de Saúde e também secretaria de saúde onde aposentou em 2014.
No momento é Presidente da associação grupo Afroblack Brasileiro e leiga na Igreja Matriz de São Sebastião em Pedralva MG.
Click AQUI para acessar a galeria de fotos