Câmara realiza sessão solene no aniversário da cidade

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 16/11/2020 17h20
A Câmara Municipal de Pedralva realizou no dia 7 de maio, às 20 horas, no Plenário da Câmara, sessão solene para entrega de Título de Cidadão Honorário Pedralvense e de Título de Amigo de Pedralva.

O Poder Legislativo, anualmente, no dia do aniversário de emancipação político-administrativo de Pedralva, homenageia e reconhece os cidadãos que obtiveram destaque na vida do Município ou que contribuíram de alguma forma para a sua promoção.

Foi entregue o Título de Amigo de Pedralva ao senhor Reinaldo Pascoal Ribeiro e o Título de Cidadão Honorário de Pedralva aos senhores Jumar José de Nadae, Antonio Magno de Vilas Boas e Haroldo Lúcio Ribeiro Rezende.  

Nesta sessão também seria homenageado, com o título de Amigo de Pedralva, o Excelentíssimo Deputado Federal Carlos Melles, mas devido a compromissos inadiáveis no Congresso Nacional, ele não pode comparecer a esta sessão.

Homenageados com o Titulo de Amigo de Pedralva

Reinaldo Pascoal Ribeiro

É natural de Brasópolis-MG, filho de Expedito Manoel Ribeiro e de Augusta Aparecida Ribeiro. É casado com Júlia Nery Ribeiro e tem 2 filhos: Thiago Torres Ribeiro e Thais Torres Ribeiro. Começou a trabalhar aos 12 anos, executando serviços na zona rural, atividade que exerceu até os 18 anos, quando arrumou emprego na cidade de São José dos Campos – SP e neste trabalho ficou por 7 meses, de junho a  dezembro de 1981, quando voltou para Brasópolis e foi prestar serviço militar no 4º Batalhão de Engenharia e Combate de Itajubá. Em 1983, depois que saiu do exército, trabalhou como servente de pedreiro e, em março de 1984, começou a trabalhar como almoxarife na Prefeitura Municipal de Brasópolis. Em abril de 1986 ingressou na Copasa como auxiliar de operação de ETA na cidade de Brasópolis e, posteriormente, foi promovido a operador de ETA I. Dez anos depois, em 1996, foi promovido a operador de ETA II e em 1998 foi promovido a Encarregado de Sistemas e foi enviado para trabalhar em Pedralva, onde naquele ano estava sendo implantado o sistema da Copasa, e aqui permanece trabalhando até hoje, totalizando 29 anos de dedicação à Copasa e 18 anos a Pedralva, onde coordenou todo serviço de implantação do sistema Copasa. Em julho de 1998 veio morar em Pedralva e aqui residiu até janeiro de 2003, quando decidiu voltar a morar em Brasópolis, mas aqui continuou trabalhando. Nos anos de 1999 e 2000 frequentou a Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, onde concluiu o ensino médio pela EJA. Possui muitos amigos em Pedralva, dos quais destaca o senhor Dailton de Paula e Silva, Sebastião Donizette Monti Souza, Dona Bernadete Monti, José Inocêncio Magalhães, Tião Vilela, Joel Silva, Tião Lima, Gerson Luiz Correa, entre muitos outros. Reinaldo tem seu trabalho elogiado na comunidade pela sua dedicação, pela amizade e respeito que possuiu pelo povo deste município, e não mede esforços para melhoria do sistema de água e esgoto na cidade.

Homenageados com Titulo de Cidadão Honorário Pedralvense

Jumar José de Nadae

É natural do Estado do Espírito Santo, filho de Alcides de Nadae e de Auzília Destefáni de Nadae e possui dois irmãos: Angela Maria de Nadae e Osmar Antonio de Nadae. Veio para Pedralva em 10 de dezembro de 1984 e fixou residência no Bairro Pedrão, onde trabalhou por 10 anos na firma Araponga, juntamente com o Laélio. Depois foi trabalhar na “Estrela D`alva e lá continua até hoje, totalizando 22 anos de serviços prestados aquela empresa. É casado, há 24 anos, com Neuza Maria Souza de Nadae, filha desta terra, de ilustre família do Bairro Pedrão. Jumar é uma pessoa reservada, humilde e muito honesta, que procura não ter conflito com as pessoas. É muito prestativo e procura ajudar a todos que o procuram. Gosta muito de futebol e pescaria e dá muito valor ao seu trabalho, tanto que não apenas coordena o trabalho dos funcionários pelos quais é responsável, como realiza o trabalho junto com eles, pois não gosta de mandar, procurando ter amizade com as pessoas que com ele trabalham. Gosta muito do Bairro Pedrão, onde reside. No próximo mês de outubro completará 33 anos que lá vive e já se considera mineiro e pedralvense.

Antônio Magno de Vilas Bôas

O Toninho do Mercaton, é natural de São José do Alegre – MG, tendo nascido no dia 27 de janeiro de 1963, filho do senhor Benedito Vilas Bôas (Dito Borges) e da senhora Maria Vitalina Gomes Vilas Bôas. Cresceu em São José do Alegre, ajudando seu pai na padaria, onde viveu até os seus 18 anos. Em 1981, veio estudar em Pedralva, no colégio, onde fez o primeiro ano do colegial. Conheceu a Fátima e começaram a namorar. Em 1982, mudou-se para Inconfidentes, onde estudou por 3 anos e se formou em técnico agrícola, no ano de 1984. Em 1985, foi trabalhar em Lorena-SP, na fazenda do grupo Avibrás e no final deste ano deixou este emprego para trabalhar no Banco Bradesco, em São José do Alegre, onde ficou por 3 meses, até que a agência foi fechada devido ao plano Sarney. Em 1986, estava desempregado e com o casamento marcado com a Fátima para o mês de maio do mesmo ano. Foi quando seu sogro, Carlinho Monti, o convidou para trabalhar com ele em seu sítio, no Bairro Furnas. Foi quando veio para Pedralva, se casou em 10 de maio de 1986 e continuou trabalhando no sítio por 2 anos. No dia 31 de julho de 1987, nasceu seu primeiro filho, Gabriel. Em janeiro de 1988, começou a trabalhar na Cofap, hoje Mahle, onde trabalhou até fevereiro de 1993. No dia 31 de maio de 1989, nasceu sua segunda filha, Gabriela, e no dia 07 de agosto de 2000 nasceu a caçula Isabela. No final de 1993, com muita luta, montou o mercadinho, que se mantém até hoje, com a ajuda e dedicação de sua fiel esposa. Entre 1999 e 2000, colaborou na administração da “Casa dos Velhinhos”, fazendo parte da diretoria. Nesta ocasião, o presidente da entidade era o senhor Moacir Alaerte Leite, o Chicão. Entre 2006 e 2012, colaborou na administração da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pedralva, fazendo parte da diretoria e o presidente era o senhor Sérgio Barros. Neste ano de 2015 está completando 29 anos que reside em Pedralva. São 29 anos de casado, 3 filhos e 1 neta, a Bianca, de 5 anos, filha de seu filho Gabriel com a Isabella Bustamante.

Haroldo Lúcio Ribeiro Rezende

Nasceu em Itajubá, no dia 12 de setembro de 1955. É filho de Haroldo Vieira de Rezende e de Beatriz Maria Ribeiro Rezende. Seu pai era engenheiro formado na EFEI, hoje UNIFEI, e trabalhou por 30 anos na estrada de ferro sorocabana e depois na Fepasa. Haroldo é neto do Doutor Carlos Ribeiro Filho, que foi eleito prefeito de Pedralva nas eleições municipais realizadas em 7 de junho de 1936.  Morou em Sorocaba-SP até 1972, quando veio estudar em Itajubá. Fez Engenharia Civil na FEPI e também se formou em Economia na FACESME, em 1979. Costumava passar suas férias na fazenda de sua família, que ficava no Bairro Pedrão, neste município, e em 1981 veio morar em Pedralva, tendo optado por administrar a fazenda de sua família, para poupar a saúde de seu pai, que na época ainda morava em São Paulo. Foi quando se casou com Maria Elizabeth de Oliveira Rezende e tiveram 2 filhos: Leandro e Gustavo. Haroldo participou da formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e também foi presidente da Associação de Moradores do Bairro Pedrão. Por várias décadas alimentou o sonho de instalar uma fábrica de polpa de banana e via naquele empreendimento um investimento necessário para sua sobrevivência na atividade agrícola e para a sustentabilidade da bananicultura em Pedralva. E, há 5 anos, realizou seu sonho, quando colocou em funcionamento a fábrica de polpa de banana “energia da fruta”, conseguindo estabilizar o preço pago pelos atravessadores e fazendo com que essa atividade se tornasse rentável e digna.