Resumo da 32ª Sessão Ordinária de 2019

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 16/11/2020 17h24
Câmara Municipal de Pedralva realizou a 32ª Sessão Ordinária de 2019, na noite de segunda-feira, 29 de outubro.

Sob a Presidência do vereador Deildo Nunes Pereira, com a presença de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Pedralva realizou a 32ª Sessão Ordinária 2019, na noite de terça-feira, 29 de outubro, onde foram lidas e apreciadas as matérias abaixo relacionadas:

LIDOS NO EXPEDIENTE:

- Ofício nº 278/2019, do Prefeito Municipal – Respondendo solicitações encaminhadas ao Prefeito através de requerimentos apresentados e aprovados por Vereadores, na sessão ordinária do dia 7 de outubro de 2019, a saber:

  • Evaristo Ribeiro de Oliveira: Solicitou: Fazer manutenção na estrada situada no Bairro Pedrão, via de acesso à "Pedra do Pedrão" e à várias residências, entre elas a residência do senhor Sebastião Fernandes. Resposta do Prefeito: Informou que o departamento de obras da Prefeitura está trabalhando para melhora de todas as estradas vicinais do município e que estaria resolvendo a via de acesso à “Pedra do Pedrão”.
  • José Paulo da Silva: Solicitou: Passar a patrol e cascalhar trecho da estrada situada no Bairro Lagoa, próxima à Igreja, iniciando no Bar do Nem seguindo até a casa do Márcio, filho do Pedro Veloso. Resposta do Prefeito: Informou que o departamento de obras enviaria maquinários e funcionários para fazer uma boa manutenção.
  • Claudio de Lima Lopes: Solicitou: Providenciar para que o departamento de obras faça manutenção na estrada que liga o Bairro Tamanduá ao Bairro Vintém. Resposta do Prefeito: Informou que estava no planejamento do departamento de obras a manutenção no trecho de estrada que liga o Bairro Tamanduá ao Bairro Vintém. 
  • João Alberto Silva: Solicitou: Providenciar para que o funcionário da prefeitura conhecido por "Tonhão", que exerce o cargo de Ajudante de Serviços Gerais, seja colocado para executar serviços mais leves, pelo fato de estar passando por tratamento oncológico. Resposta do Prefeito: Informou que foram tomadas as providências necessárias e o funcionário se encontrava trabalhando em outro setor da Prefeitura.
  • Matheus Bustamante Gomes: Solicitou: Encaminha ao Executivo o relatório das despesas pagas pela Prefeitura Municipal no mês de agosto de 2019 e solicita averiguação pelo Executivo se as informações estão corretas. Solicita ainda, caso achem necessário, que sejam feitas sugestões para elaboração dos próximos relatórios mensais. Resposta do Prefeito: Informou que o departamento de contabilidade e tesouraria da Prefeitura estava examinando as informações contidas naquele relatório, que acharam que foi bem elaborado, e convidou o Vereador Matheus Bustamante Gomes para uma visitar a prefeitura, para juntos somarem e cooperarem para melhorar aquele relatório.

VOTADOS NA ORDEM DO DIA:

Projeto em 1º turno de discussão e votação:

- Projeto de Lei Complementar nº 01/2019: “Dá nova redação ao § 1° do art. 21 da Lei Complementar n° 17/2010, de 07/01/2010, que ‘Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública da Prefeitura Municipal de Pedralva, e dá outras providências’”. (Trata sobre a correção de um equívoco que ocorre na redação atual, que no meio do § 1º, ao dispor que os especialistas de educação ficam sujeitos à “jornada semanal de 40 horas, ocupando duas vagas”. Na realidade, cada cargo corresponde a uma única vaga, porém o regime de trabalho é dividido em dois turnos). Aprovado por todos os Vereadores.

- Emenda Aditiva nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 01/2019: Adiciona §1º-A ao artigo 21 da Lei Complementar nº 17/2010, de 07/01/2010. (O § 1º do art. 21 da Lei Complementar nº 17 aprovado em 2010 é acompanhado de uma tabela que dispõe sobre a regra de lotação dos Especialistas em Educação, fixando uma proporção entre o número de profissionais conforme a quantidade de turmas do estabelecimento. O projeto apresentado pelo Executivo não reproduz esta tabela, mas foi esclarecido que a tabela deve ser mantida, razão pela qual foi apresentada esta Emenda). Aprovada por todos os Vereadores.

- Projeto de Lei nº 030/2019: “altera a Lei Municipal nº 1.300/2005, que dispõe sobre a declaração de utilidade pública municipal”. (A Lei 1.300/2005 regulamenta o reconhecimento do caráter de utilidade pública, a nível municipal, das entidades civis sem fins lucrativos (sociedades, associações e fundações). Estabelece como requisitos formais para tal ato a comprovação de possuir personalidade jurídica, a não remuneração de seus cargos de direção, a idoneidade de seus diretores, e a comprovação de funcionamento há mais de dois anos. O projeto em tela propõe flexibilizar este último requisito, passando a exigir que a entidade tenha funcionamento há mais de um ano, e não mais por dois anos). Aprovado por todos os Vereadores.

- Projeto de Lei nº 031/2019: “inclui no Calendário de Eventos do Município de Pedralva a data comemorativa em homenagem à Nossa Senhora Mãe Navegante”. (Trata sobre a instituição de uma data comemorativa, fixada no dia 04 de novembro de cada ano, em homenagem a Nossa Senhora Mãe Navegante, que é cultuada pela comunidade local, especialmente no Bairro Lagoa. Aprovado por todos os Vereadores.

Projeto em 2º turno de discussão e votação:

- Projeto de Lei nº 028/2019: “abre ao Orçamento do Município de Pedralva, para o exercício de 2019, crédito suplementar no valor de R$ 90.000,00, para reforço de dotação orçamentária”. (Trata da suplementação, no Orçamento de 2019 do Município de Pedralva, de uma dotação orçamentária destinada ao custeio de “outros serviços de terceiros - pessoa jurídica”, relacionados à Manutenção do Atendimento Odontológico, com valor de R$ 90.000,00). Aprovado por todos os Vereadores.

Requerimentos:

- Requerimento de autoria do Vereador Denis Wellinton de SouzaRequerendo ao Prefeito de Pedralva realizar melhorias na estrada Municipal do Bairro Cafarnaum:

  1. Trocar uma manilha do bueiro situado em frente à residência do senhor Zé Cardoso;
  2. Refazer bueiro entupido localizado em frente à casa do senhor Roni Cardoso;
  3. Construir um bueiro no trecho de estrada em frente ao terreno do senhor Joaquim Arildo; e
  4. Melhorias do trecho de estrada que inicia próximo à casa da senhora Roseli Cardoso e segue até a casa do senhor Joaquim Arildo.

Aprovados por todos os vereadores.

- Requerimentos de autoria do Vereador José Paulo da SilvaRequerendo ao Prefeito de Pedralva:

  1. Passar a patrol e roçar a beirada da estrada por toda extensão da localidade conhecida por “Bachadão” e cascalhar o trecho próximo à casa da família da senhora Andréia, funcionária do Sicoob; e
  2. Passar a patrol e aterrar pontos críticos da estrada do Bairro Pipa.

Aprovados por todos os vereadores.

- Requerimento de autoria do Vereador Claudio de Lima LopesRequerendo ao Prefeito de Pedralva:

  1. Cascalhar estrada que liga Bairro Santo Antônio ao Bairro Cafarnaum, conhecida como “vai e vem”; e
  2. Estudar a possibilidade de retirar o quebra-molas, existente na Rua Juvenil Geraldo Teixeira, do local onde se encontra localizado e reconstruí-lo alguns metros antes ou depois, de forma que não continue em frente à garagem da casa existente naquele local.

Aprovados por todos os vereadores.

- Requerimento de autoria do Vereador Evaristo Ribeiro de OliveiraRequerendo ao Prefeito de Pedralva fazer levantamento para reforma da ponte situada na estrada municipal de acesso ao Bairro Barra Mansa. Aprovado por todos os vereadores.

- Requerimentos de autoria do Vereador Matheus Bustamante GomesRequerendo ao Prefeito de Pedralva:

  1. Informar se estão cientes e planejados os secretários municipais e diretores de departamento da Prefeitura Municipal do cumprimento da Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 13 de 18 de Dezembro de 2018, que prevê que a Câmara Municipal realize, no mês de dezembro, a convocação dos chefes de cada pasta da Administração Municipal, para que, em audiência pública, prestem de contas das atividades de sua responsabilidade executadas em cada ano;
  2. Informar a respeito da conta específica do Fundo Municipal de Cultura, os recursos depositados na mesma no ano de 2019, bem como em quais atividades foram aplicados e em quais valores; e
  3. Realizar a coleta do lixo nos Bairros Pitangueiras e Balaio, bem como nos bairros adjacentes que por ventura essa coleta ainda não tenha se efetivado.

Aprovados por todos os vereadores.

- Requerimento de autoria dos Vereadores Matheus Bustamante Gomes, João Alberto Silva, José Paulo da Silva e Claudio de Lima LopesReiterando ao Prefeito de Pedralva requerimento feito nos dias 17 de dezembro de 2018, 18 de fevereiro, 22 de abril, 24 de Junho e 26 de agosto de 2019, para que seja realizada a manutenção nos acessos aos Bairros Campestre, Tamanduá, Correias, Pipa e Pedrão. Aprovado por todos os vereadores.

Moção:

- Moções de Pesar de autoria dos Vereadores Deildo Nunes Pereira e Denis Wellinton de Souza: Pelo falecimento do jovem Matheus José Carvalho Silveira, ilustre morador de Pedralva, ocorrido no dia 18 de outubro de 2019. Aprovada por todos os vereadores.

TRIBUNA LIVRE:

Fez uso da Tribuna Livre:

- Otacílio Antônio de Souza: Falou sobre os serviços que estão sendo bem feitos, os que não estão sendo feitos e os que estão para serem feitos pela Prefeitura de Pedralva.

A gravação da sessão, projetos, requerimentos, moções, e pronunciamentos estão disponíveis para consulta no site da Câmara: www.pedralva.mg.leg.br