Solenidade de entrega do Título de "Cidadão Honorário Pedralvense" e do Título de "Amigo de Pedralva"
No último sábado, 6 de maio, às 20 horas, na sede do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Pedralva realizou sessão solene para entrega dos Títulos de “Cidadão Honorário Pedralvense” e de “Amigo de Pedralva”.
Uma homenagem que o Poder Legislativo presta, anualmente, por ocasião do aniversário de Pedralva, em reconhecimento aos cidadãos que obtiveram destaque na vida do Município ou que contribuíram de alguma forma para a sua promoção.
A Sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, Vereador Cláudio de Lima Lopes, e contou com a presença dos Vereadores Jerson Papi de Sousa, Luiz Felipe Silva dos Reis, Matheus Bustamante Gomes e Paulo Henrique de Faria.
Receberam o título de Cidadão Honorário os senhores Deildo Nunes Pereira, Por indicação do Vereador Cláudio de Lima Lopes; Jorge Fabiano Corrêa, por indicação do Vereador Jerson Papi de Sousa; e Manoel Paiva Sobrinho, por indicação do Vereador Paulo Henrique de Faria.
E, o Título de Amigo de Pedralva foi entregue ao Senhor João da Silva Cavalcante, por indicação do Vereador Matheus Bustamante Gomes; ao Senhor Marcel Ângelo Porto de Oliveira, por indicação do Vereador Vicente Vanildo do Nascimento, e a Senhora Maria Heloisa Magalhães Carvalho Cardoso, por indicação da Vereadora Fernanda Christiane Tomé Torres.
Estiveram presentes, prestigiando a solenidade, familiares e amigos dos homenageados.
BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO
Deildo Nunes Pereira
Em 08 de abril de 1987, nascia Deildo Nunes Pereira, natural de Monte Azul-MG. Filho de Rosalina Nunes Roque, e Levi Antunes Pereira.
Possui 8 irmãos: Sadraque, Bruno, Lucas, Rubiamara, Leandro, Luciano e Luziane.
Passou os primeiros anos de sua vida residindo com seus avós, Manuel Nunes Pereira e Joselita Antunes de Souza, no Norte de Minas.
Em busca de melhores condições de trabalho, mudou-se com sua família para Potim-SP. Período que marcou sua vida, pois, até hoje, lembra-se claramente dos finais de semana que frequentava com seus avós a feira de Aparecida do Norte (CIDADE VIZINHA DE POTIM-SP), para trabalhar.
Após esse período, aos nove anos, mudou-se para Pedralva-MG, residindo com sua mãe Rosalina Nunes Roque e seu Padrasto Rubéns Roque, mais conhecido por “Bichinho”.
Com o passar dos anos, firmou compromisso com a senhora Priscila Lopes Teixeira e tiveram uma filha, Eduarda Lopes Pereira, permanecendo casados por 11 anos. Período que iniciou sua graduação em Ciências Políticas, pós graduou em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atualmente está cursando psicanálise.
A escolha da graduação foi decorrente de seu interesse político, iniciado na infância, quando estudava na Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, no 6° ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, foi sorteado para representar a escola numa passeata contra o trabalho infantil na Cidade de Belo Horizonte. A partir desse momento começou a participar de movimentos políticos e religiosos que defendessem causas sociais. Assim, aos 14 anos, criou junto com amigos do Bairro Barra Mansa, um grupo de jovens em que foi um dos coordenadores por um bom tempo.
Já na fase adulta, foi Presidente da equipe de amigos do Lar da Criança Nossa Senhora de Fátima, entidade que acolheu sua filha, Eduarda Lopes Pereira, para que os pais pudessem trabalhar. Nesse local, criou fortes laços de amizade, pois conheceu pessoas que fazem da causa social a sua missão de vida. Foi a partir desse momento que decidiu participar de forma direta da política Pedralvense, se tornando candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores.
Nas eleições municipais de 2016 foi eleito vereador para a legislatura 2017/2020. No final de 2018, foi eleito Presidente da Câmara de Pedralva para o Biênio de 2019/2020.
Se mantém filiado ao Partido dos Trabalhadores, luta pelas causas populares e humanitárias.
Com engajamento na vida Política, conheceu vários políticos e parceiros de vida, junto deles, também conheceu sua atual noiva, Flávia Renata Pereira.
Jorge Fabiano Corrêa
Jorge Fabiano Corrêa nasceu na cidade de Oliveira/MG, em 25 de agosto de 1981.
Filho de Antônio José Corrêa e Maria Helena Silva Corrêa. Jorge é o filho do meio, tendo como irmãos Josilene Fernanda Corrêa e Jackson Flávio Corrêa.
Juntamente com a família, Jorge mudou-se para a cidade de São João Del Rei aos 7 anos de idade, onde iniciou sua carreira estudantil. Lá, dedicou-se ao esporte, praticando artes marciais (Judô), basquete, dentre outras modalidades.
Posteriormente mudou-se para a cidade de João Monlevade, local onde iniciou aulas de música, focando no instrumento violão e canto. Jorge foi integrante de 2 bandas de garagem, sendo o principal estilo musical rock n’ roll, tocando sucessos internacionais e nacionais, como Guns n’ Roses, Scorpions, Off Spring, legião urbana, RPM, Raul Seixas dentre outros. Devido suas extravagâncias e maneira de viver a vida diferente para a época, amigos próximos sempre o perguntavam: “Jorge, você já criou juízo”?
Sua carreira profissional foi voltada para a área de informática, atuando como técnico, sendo ainda professor de informática na cidade de Cláudio. Mais tarde, juntamente com seu amigo Daniel foi proprietário de duas escolas de informática e lan house.
Em 22 de julho de 2010, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, onde após sua formação no curso de soldado, foi destacado para a cidade de Pedralva, apresentando-se em 09 de maio de 2011, local onde reside desde então.
Em seu tempo prestado na cidade, Jorge participou de ocorrências onde foi homenageado em solenidades do 56° Batalhão de Polícia Militar, contribuindo para a diminuição dos índices criminais do município, sendo ainda condecorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais devido a realização de um parto na cidade, sempre em prol da população cumprindo o seu dever como profissional.
Foi um dos responsáveis pela criação do projeto Música e Cidadania na cidade, o qual tinha o principal objetivo de levar a arte até os adolescentes nas escolas, resgatando cultura e valores.
Em 13 de Abril de 2019, casou-se com a empresária Sevila Aparecida Vilas Boas Corrêa, na comunidade Pitangueiras, local onde Sevila residiu durante sua infância com seus pais e irmãos.
Em agosto de 2021, a seu pedido, foi transferido para o destacamento da cidade de São José do Alegre, onde continua prestando seus trabalhos na instituição da Polícia Militar, em conjunto com a cidade de Pedralva.
Jorge é admirador de música, veículos antigos e motocicletas. Durante seus períodos de folga seu hobbie é viajar, visitar parentes e amigos, e como ele sempre diz: “Sempre bom estar na companhia de sinceros amigos, apreciando um bom churrasco e uma deliciosa cerveja, ao som do bom e clássico rock n’ roll”!
Manoel Paiva Sobrinho
Manoel Paiva Sobrinho nasceu em Dom Viçoso, MG, em 14 de dezembro de 1948.
Filho do Sr José Henrique Torres e Sra Benedita Paiva Torres. É pai de Eduardo Fonseca Torres, este casado com Simara Santos, e tem dois netos Victor e Lara.
Formou-se em Odontologia na Fundação Oswaldo Aranha, em Volta Redonda – RJ, no ano de 1979.
Foi em dezembro de 1979, que visitou Pedralva pela primeira vez, trazido por seu pai, que possuía um lote no bairro Divisa.
Recém formado, procurava um lugar para exercer sua profissão, e Pedralva foi o lugar que escolheu para clinicar e residir.
O consultório foi montado no porão da casa do José Riqueta e por lá ficou por vários anos.
Após alguns anos, construiu seu consultório em definitivo, na rua Coronel Macedo, onde atende até hoje.
No inicio, foi convidado para atender na Santa Casa, mas devido a demanda no consultório, teve que sair. Posteriormente, o prefeito da época, o Sr Dailton de Paula e Silva, o contratou como dentista permanente e clinicou por mais de 20 anos, até se aposentar. Nesse período trabalhou na Santa Casa, postos de saúde dos bairros centro e São José.
Fez parte do conselho da APAE e no esporte praticava futsal de salão.
Manoel Paiva trouxe grande contribuição para Pedralva, na questão da saúde bucal de seus moradores e mais ainda como ser humano. Amigo, íntegro e competente profissional.
BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS COM O TÍTULO DE AMIGO DE PEDRALVA
João da Silva Cavalcante
João da Silva Cavalcante nasceu em Pombal, Paraíba, em 1961. É filho de Joaquim Pereira da Silva e Umbelina da Silva Cavalcante.
Em janeiro de 1977, mudou-se para São Caetano do Sul, São Paulo, onde iniciou sua carreira na indústria, trabalhando por dois anos em peças técnicas automotivas.
Em seguida, ingressou no ramo de condutores elétricos, onde se destacou e fez seu nome em todo o Brasil.
Em 2013, João foi contratado pelo Grupo Megatron para lançar o setor de peças em Cachoeira de Minas.
Após alguns anos de trabalho, o espaço ficou pequeno e após pesquisas em varias cidades, decidiu-se iniciar uma indústria em Pedralva, Minas Gerais, com o apoio do prefeito e de toda a Câmara dos Vereadores.
Além disso, João teve total apoio e ajuda do Gerente Executivo Sr. Fernando Ribeiro para trazer a empresa para Pedralva.
Nos cinco anos seguintes, após muitas batalhas, hoje a empresa conta com uma equipe de 250 colaboradores.
João é casado com Celma Cavalcante e tem dois filhos, John Cavalcante e Anderson Cavalcante, ambos empresários, e tem uma neta chamada Julia Cavalcante, filha de seu filho John. Julia, a neta de João, passa seus finais de semana com o avô em São Caetano do Sul, onde costumam passar momentos juntos.
João é conhecido por sua liderança inspiradora e sua ética de trabalho implacável. Ele é admirado por seus colegas de trabalho e pela comunidade empresarial em geral. Além disso, João é um defensor ativo de causas sociais e é conhecido por apoiar projetos de ressocialização em varias cidades.
João Cavalcante é grato a Deus, à sua família e a todos os cidadãos de Pedralva pelo apoio que recebeu ao longo desses anos.
Sua história é um exemplo de perseverança e sucesso na indústria brasileira.
Marcel Ângelo Porto de Oliveira
MARCEL ÂNGELO PORTO DE OLIVEIRA, Nascido em São Paulo-SP, filho de Mary Porto da Silva Oliveira e Bento Marcos de Oliveira.
Dr. Marcel Ângelo Porto de Oliveira é casado Graciete Santos Porto de Oliveira e pai da Antonela Porto de Oliveira.
No ano de 2003, ainda muito jovem se graduou em Ciências Contábeis na Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, Escola referência na área de gestão de negócios em todo o país, mostrando seu grande conhecimento intelectual e dedicação aos estudos.
Mas nem só na vida acadêmica abrilhantou a todos na área contábil, sendo certo que trabalhou nas empresas Marcont Contábil LTDA e Oliveira Associados Auditores Independente, onde exerceu com maestria as funções contábeis e auditorias.
Mas a carreira contábil não era o suficiente, ainda faltava algo, foi quando resolveu Cursar a Faculdade de Direito, se especializando em Penal, Processo Penal e em Direito Público.
E mais uma vez não ficou apenas na teoria das faculdades, mas atuou e atua com Maestria na vida profissional e no dia a dia da Sociedade. Atuando como advogado particular de 2008 até 2011, quando foi aprovado em Concurso, e integrou de forma excepcional o corpo de Procuradores da Prefeitura de Amparo-SP, exercendo a função de Procurador Municipal até o ano de 2013, quando foi aprovado e empossado como Delegado de Polícia de Minas Gerais.
Na condição de Delegado da Polícia Civil de Minas Gerias, foi designado a assumir a Delegacia Única de Pedralva, onde sempre atuou com seriedade, responsabilidade, dedicação a toda População de Pedralva e São José do Alegre, que hoje integram a Comarca de Pedralva. A frente da Delegacia de Pedralva, sempre lutou pela segurança pública, tanto nas melhorias e modernizações da Estrutura da Delegacia de Polícia, quanto em seus equipamentos e frotas. Hoje os pedralvenses tem a certeza que Pedralva é uma cidade mais tranquila e segura, não só pelos indicies de criminalidade que caem a cada dia como por toda segurança constatada na prática por toda população.
Maria Heloisa Magalhães Carvalho Cardoso
Maria Heloisa Magalhães Carvalho Cardoso, também conhecida como Isa, nasceu em Pedralva, em 26/09/1959.
Filha de José Eufrásio Carvalho e Emiliana Magalhães Carvalho.
É a terceira filha entre os cinco filhos do casal Zé e Emiliana, era a mais “arteira” e “sapeca”.
Frequentou o grupo Escola Cel. Machado e a Escola Estadual Com. Mário Goulart Santiago até o 3º colegial.
Formou-se em enfermagem na Escola de Enfermagem Wenceslau Bras, de Itajubá.
Em 15/11/1989 contraiu matrimônio com John Kennedy Cardoso. Desta união nasceram suas filhas Patrícia e Priscila.
Seu primeiro emprego como enfermeira foi em São Roque-SP. Trabalhou na enfermagem em São Paulo por 20 anos, neste tempo também foi supervisora de enfermagem na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
Durante os anos de enfermagem, tinha vocação, predileção e amor pela enfermagem pediátrica.
Isa é agradecida por dons relacionados a arte, como todo bom carvalho.
É pintora de tela, artesã, paisagista e fotógrafa.
Pedralvense nata, tem amor e dedicação for sua terra natal.
Foi voluntária no plantio e ornamentação do jardim de Pedralva e da entrada da cidade. Participa do Grupo AGO (Atletas Geração Ouro) na equipe AGO Assistencial.
Hoje, aposentada, trabalha como voluntária com um grupo de mulheres que fazem arranjos de flores doadas por entidades e ofertam aos idosos que residem em instituições de acolhimento.
Seu grande sonho se concretizou ao adquirir o Sítio Canto da Pedra, no Bairro Pipa, onde passa os dias plantando e cuidando das flores e plantas ornamentais.
Isa é símbolo de força, coragem, perseverança, ternura, delicadeza e afeto, merecedora do respeito e admiração por seus familiares e amigos.
CLICK NA IMAGEM PARA VER A GALERIA DE FOTOS
GRAVAÇÃO DA SESSÃO SOLENE