Vereadora Jovem cobra execução do Programa Municipal de Horta Comunitária
Por iniciativa da Vereadora Jovem Maria Clara Gonçalves Dias, sete dos nove vereadores jovens participaram de reunião realizada nesta tarde, 25 de julho, com um ex-funcionário da Prefeitura Municipal de Pedralva, senhor José Raimundo Santos (conhecido por Zé Marianinho), que trabalhou por 24 anos no serviço público municipal e, entre os trabalhos que executou, um deles foi cuidar da horta comunitária mantida pela prefeitura no final da década de 90 e primeiros anos da década de 2000.
Também estiveram presentes e participaram da reunião o Presidente da Câmara, Vereador Deildo Nunes Pereira, e o Vereador João Alberto Silva.
Senhor “Zé Marianinho” foi muito prestativo. Explicou aos jovens vereadores sobre técnicas de plantio, conhecimento que adquiriu no dia a dia durante os anos que trabalhou na horta comunitária, e se prontificou a ajudar, como voluntário, caso a horta comunitária volte a ser instalada.
Registra-se que em Pedralva, através da Lei Municipal nº 1.102, de 11 de maio de 1998, foi criado o Programa Municipal de Hortas Educativas e Comunitárias e que durante alguns anos esse programa foi executado pela Prefeitura, produzindo muitos alimentos, que abasteciam escolas e eram doados para pessoas carentes do município, segundo relatado pelo senhor “Zé Marianinho”.
A Vereadora Jovem Maria Clara vê nesse projeto uma forma de contribuir com o sustento das pessoas carentes e também com a alimentação escolar e pretende conversar com representantes do executivo para que a horta comunitária volte a ser instalada pela prefeitura.
Durante a reunião, os vereadores jovens, que se encontravam presentes, cogitaram a possibilidade de incentivar a instalação de horta educativa nas escolas.