Entrega da Medalha do Mérito Legislativo

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 16/11/2020 17h24
Em Sessão Solene realizada dia 21 de dezembro de 2019 a Câmara Municipal realizou a entrega da Medalha do Mérito Legislativo.

A outorga da Medalha do Mérito Legislativo é uma homenagem que o Poder Legislativo presta, no mês de dezembro de cada ano, a pessoas indicadas pelos vereadores em exercício, que tenham se destacado por sua atuação em benefício da comunidade e por sua atuação exemplar na vida pública e particular.

Nessa Sessão Solene, a Câmara prestou homenagem a senhora Sara Domitila Gonçalves Soares e aos senhores Aloísio Braga de Abreu, Benedito Francisco, Benedito Márcio Alves, José Nelson de Faria e José Otávio Carneiro Bustamante.

Devido a um imprevisto, o senhor Benedito Francisco não pôde estar presente para receber sua medalha.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal. A gravação e as fotos do evento estão disponíveis nas galerias de vídeos e fotos no site da Câmara.

Homenageados

Aloísio Braga de Abreu

Medalha do Mérito Legislativo em 2019Mais conhecido por Lolô, nasceu em 22 de novembro de 1943, no Bairro Estiva, neste município, local onde reside até os dias atuais. Possui 13 irmãos: José Altair Braga de Abreu; Águeda Braga de Abreu; Joaquim Adilson Braga de Abreu; Francisco de Assis Braga de Abreu; Aloísio Braga de Abreu; António Braga de Abreu; Gaspar Ademir Braga de Abreu; Anísio Braga de Abreu; Ademar Braga de Abreu; Sebastião Alencar Braga de Abreu; Maria Amélia Braga de Abreu; João Augusto Braga de Abreu; Alaor Braga de Abreu. Estudou até o 5º ano, que hoje equivale ao 6º ano do ensino fundamental. Trabalhou por toda sua vida como lavrador. Casado com Mariêta da Conceição Machado Abreu. Tem 9 filhos: Fernando César Machado Abreu, Elisabete Aparecida Machado Abreu Cruz, Sueli de Fátima Machado Abreu Rodrigues, Almir Rogério Machado Abreu, Silvia Maria Machado Abreu, Leandro Augusto Machado Abreu, José Edmar Machado Abreu, Fernanda Cristina Machado Abreu Roque, Alisson André Machado Abreu. E 22 netos: Larissa, Tiago, Bianca, Renata, Daniela, Barbara, Lucas, Luiz Eduardo, Camila, Rafael, Agatha, Monique, Kauan, Igor, Caio, Nicolas, Monalisa, Julia, Monique, Ruan e Ana Klara. Sempre contribuiu na Associação do Bairro Estiva, da qual foi presidente por algum tempo. Pessoa religiosa e de muita fé. Hoje, aos 76 anos, vive com sua esposa, cercado por seus familiares.

Benedito Francisco

Conhecido por Carrero, nasceu em 30 de março de 1938, no Bairro Campestre. Filho de Joaquim Francisco da Silva e Maria Rita de Jesus. Em 1960, casou-se com Maria Aparecida da Costa. No próximo ano, completam 60 anos de casados. Tiveram 10 filhos: Antonia, Zé Benedito, Brás, Cidinha, Sérgio, Luzia, Francisco, Paulo, Carlinho, Fatinha e João Paulo, este faleceu ainda criança. Carreiro é um homem honesto e trabalhador, criou seus filhos com dificuldade, mas com muito orgulho. Fala com alegria de seus 59 anos de casado, 10 filhos vivos e 1 morto, 32 netos e próximo de chegar aos 33 bisnetos. Na sua vida trabalhou muito, mas se divertiu muito também. Diz ele que não perdia os bailes de barracas em torno da cidade. Gostava muito da reza de São Gonçalo. Gostava de cantar moda sertaneja aos fins de semana, tocar viola e outros instrumentos. Lembra com saudade de seus amigos que cantavam junto com ele, formando duplas. Chico Batista, Dão da Contenda, Luiz Rogério, Maurição do Açougue, Luiz, Luciano e outros. Fala com orgulho do seu trabalho no engenho do Zé Monti, onde ajudou a construir o engenho de pinga, cortou cana, foi tropeiro, entre outros serviços que ajudava na fazenda. Morou e criou seus filhos no Bairro Usina, onde reside até hoje e passa seu tempo junto da esposa, filhos, netos e bisnetos. Sente-se abençoado por Deus, realizado e feliz.

Benedito Márcio Alves

Medalha do Mérito Legislativo em 2019Nasceu no dia 19 de outubro de 1957, no bairro Posses, pertencente à cidade de Pedralva – MG, onde residia com sua família materna. Filho de José Alves Evangelista (em memória) e Maria Aves Ribeiro (em memória), cresceu com seus oitos irmãos, sendo sete homens e uma mulher. Sua família era humilde e pobre, sendo assim seus pais contaram com a ajuda dos filhos nos trabalhos domésticos e na agricultura. O trabalho e a luta desde cedo, trouxe a dificuldade de acesso aos estudos, tornando os anos escolares incompletos. Em 1964, Marcio iniciou sua vida escolar no bairro Posses, zona rural de Pedralva-MG. No ano de 1967, se mudou com sua família e seus irmãos para o bairro Fagundes, pertencente a Natércia-MG. Para continuar seus estudos passou a frequentar a escola municipal do bairro Pinhalzinho pertencente a cidade de Natércia-MG, concluindo assim seus estudos dos primeiros anos do ensino fundamental 1. No mesmo ano mudou se com sua família para o bairro monjolinho pertencente a Santa Rita do Sapucaí-MG, onde era de difícil acesso sendo necessário utilizar o cavalo como meio de transporte. Ali sua vida foi difícil e árdua. No ano de 1978, aos 21 anos de idade, foi morar no bairro Sertãozinho, pertencente a cidade de Santa Rita de Sapucaí-MG para trabalhar como caseiro na fazenda do Sr. Elzio Carneiro. Em 1981, foi responsável pela colheita de mandioca na fazenda Olegário Maciel. Já no ano seguinte,1982, retornou ao bairro Fagundes, pertencente a Natércia-MG, para realizar plantio de café e banana. No ano de 1985, retornou ao bairro Posses, município de Pedralva-MG, onde conheceu sua esposa Eleusa Maria Chaves Alves e se casaram. Como fruto dessa união tiveram 3 filhos...Josiane, Jessica e Giovane (em memória). Enfrentando juntos as dificuldades, buscaram educar os 3 filhos com base nos princípios e valores familiares. Os três filhos tiveram incentivo e garantia aos estudos, sendo estes formados no ensino superior e pós-graduados, recebendo exemplos de luta e determinação dos pais, destes de quem receberam muito carinho e amor. Em 1996, prestou serviços como motorista escolar para a prefeitura Municipal de Pedralva – MG e permaneceu até o ano de 2003. No ano de 2004, se candidatou à vereador da cidade e foi eleito permanecendo até o ano de 2008. Em 2007, Márcio, adquiriu seu estabelecimento, Bar da família, localizado em Pedralva – MG e se mudou com sua família para a cidade, onde permanece até os dias de hoje. No ano de 2018, Marcio enfrentou a dor da perda do filho caçula Giovane Guilherme, na qual deixou boas lembranças, saudades e memorias para sua família. Marcio é um exemplo de humildade, simplicidade, solidariedade, força e luta, trazendo orgulho e reconhecimento de sua família, mostrando que quem insiste na luta e na fé, não precisa contar com a sorte.

José Nelson de Faria

Medalha do Mérito Legislativo em 2019Nasceu no dia 03 de Julho de 1965 na cidade e Pedralva, no Bairro Abertão. Primogênito de uma família de dois irmãos e uma irmã (Nilson, Sérgio e a Nilceléia) sendo ele o mais velho e responsável legalmente pelo Sérgio, por possuir uma doença chamada epilepsia. Filho de produtores rurais, Júlio Cesário Faria e Jovina da Rosa Faria (in memoriam). Estudou até o 3° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Abel Evaristo de Vilas Boas, no Bairro Pitangueiras, onde fazia todo o trajeto a pé da escola até a sua casa e visse e versa, e ao chegar da escola ajudava o pai na roça. Aos 15 anos foi com a família morar na cidade de São Paulo, lá ele trabalhou de servente de pedreiro, engraxate... para poder dar uma vida melhor aos seus irmãos e os seus pais. Morou em São Paulo por 9 meses voltando para o Bairro Abertão, em Pedralva, pois seu pai havia ficado doente. Na roça ele voltou a ser agricultor e o que plantava e colhia era para a despesa de casa. Desde que o seu pai adoeceu ele então ficou responsável por todos. Em 1984 veio pra cidade com a família e, foi morar no Bairro São José onde reside até hoje. Trabalhando para o ex-prefeito Ulisses José Maglioni (Licinho) no Bairro Contendas, como agricultor para ajudar em casa. Em 1985 foi contratado pelo mesmo para trabalhar na Prefeitura Municipal de Pedralva como ajudante de serviços gerais, por 2 anos, isso já faz 34 anos, sendo hoje o mais velho de tempo de profissão dos seus demais colegas. Em 1987 prestou concurso público onde passou a exercer a função de operário braçal. Casado há 30 anos com a dona de casa Lurdes Barbosa de Faria a qual constituiu sua família, tendo juntos 3 filhos, sendo eles Ideomara Aparecida de Faria Souza, Rosimara Cristina de Faria, Matheus José de Faria, um neto Lucas Faria de Souza e o genro Wellynton José se Souza. Em 1993 passou a exercer a função de Gari, trabalhando, desde então, no caminhão de lixo, onde já se passaram 26 anos de luta e garra, faça chuva ou sol, para manter a cidade limpa. Ele faz o serviço com muito amor e carinho. São anos de dedicação e garra num trabalho, infelizmente, pouco valorizado. Vai fazer muita falta quando se aposentar e já está chegando o dia da tão merecida aposentadoria. Curioso e com vontade de querer concertar aquilo que para alguns já não tinha jeito, ele mesmo, com o pouco de estudo que teve e sem dinheiro pra pagar um curso adequado, aprendeu sozinho a concertar eletrônico, como seu radinho de pilha, com o qual ele senta na esquina de sua casa e fica escutando suas modas de viola e pitando um cigarrinho. Guerreiro não mede esforços para dar o melhor para a sua família e está sempre disposto a ajudar a qualquer hora e seja quem for preciso. A frase que ele sempre fala e nos deixa de inspiração é: “faça o bem sem olhar a quem, que a recompensa vem em dobro”.

José Otávio Carneiro Bustamante

Medalha do Mérito Legislativo em 2019Nascido em 1º de março de 1983, na cidade de Itajubá, filho de Antônio Fortes Bustamante e Maria Cibele Carneiro Bustamante. Morou desde a primeira infância em Pedralva, onde ficou até entrar na faculdade em 2002. Estudou na Escola Estadual Cel. Gaspar, “grupo de cima”, e no colégio “Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago”. Em 2002 entrou no curso de engenharia elétrica na EFEI (Escola Federal de Engenharia de Itajubá), foi a última turma que entrou na EFEI pois poucos meses após seu ingresso a escola tornou-se Universidade, passando a se chamar UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Durante a graduação conseguiu realizar um intercâmbio profissional, algo que sempre sonhava desde criança. Foi fazer um estágio de engenharia na Universidade técnica de Lodz, na cidade central da Polônia. Após o estágio de verão, se mudou para a Inglaterra para melhorar seus conhecimentos da língua inglesa. Como a faculdade estava trancada durante um ano, aproveitou a oportunidade e morou 9 meses na Inglaterra, na cidade de Oxford, onde teve vários empregos, desde garçom, arrumador de cama em hotel, faxina e até motorista de trator. Antes de voltar ao Brasil em julho de 2007 fez uma viagem de mochilão pela Europa, visitando 13 países para vivenciar a cultura local. De volta à UNIFEI, optou pela ênfase de engenharia clínica no final da graduação, se tornando um especialista em equipamentos médico-hospitalares. Foi estagiar em São Paulo no hospital Albert Einstein, onde foi contratado após se formar em 2010. Trabalhou também no hospital da Unimed em Piracicaba e no Rio de Janeiro em uma empresa que realizava manutenção em equipamentos de radiologia. Em 2013, ainda no Rio de Janeiro, fez um curso online de “Designer de Sistemas Fotovoltaicos”, quando teve seu primeiro contato com energia solar. Ao decorrer do tempo e fazendo alguns pequenos projetos de energia solar residencial, o interesse só cresceu, encontrando ali a opção de gerar impacto positivo para a sociedade trazendo energia limpa que ajuda o planeta. Em 2015 trabalhou em Santa Rita do Sapucaí, em um fabricante de equipamentos médicos, quando fez um curso online da plataforma EDX.org, o curso se chamava U-Lab: Transforming Business, Society and Self, foram 28 mil pessoas de 190 países participando da etapa online, um módulo do curso foi o desenvolvimento de um protótipo, José Otávio submeteu um projeto de painel solar híbrido, equipamento que gera energia elétrica e aquece água no mesmo produto. O projeto foi aprovado e dentre 400 protótipos foi um dos 20 convidados a participar de um curso presencial na Universidade americana MIT (Massachussets Institute of Technology). O curso foi ministrado no Sloan School of Management do MIT (escola de negócios), e fundamentado em 3 pilares na modelagem de negócios: aspectos econômicos, sociais e ambientais. Nesta mesma viagem conheceu a empresa Solstice em Boston/MA, EUA, que trabalha com comunidades solares. O impacto em conhecer este novo conceito foi muito grande pelo poder de democratização a energias renováveis, pessoas que moram de aluguel, em apartamento ou quem não tem acesso à crédito podem obter os benefícios de utilizar energia solar sem precisar instalar nenhum painel em casa, a pessoa aluga um percentual da fazenda solar remotamente. Quando voltou ao Brasil, José Otávio diante da alteração regulatória de novembro de 2017, com o lançamento da RN 687 da ANEEL, lançou o modelo de geração compartilhada. Deste momento criou a empresa Enercred com o propósito de democratizar o acesso a energias renováveis no Brasil. Em 2016 participou de um programa que caiu como uma luva que foi o Desafio Solar de Modelos de Negócios Sociais promovido pelo Greenpeace. Ainda trabalhava em Santa Rita do Sapucaí durante o dia e se dedicava ao modelo de negócios da Enercred durante a noite. Com a evolução no programa conseguiu um sócio investidor, seu primo Ciro Bustamante Junco que havia conhecido o conceito de fazendas solares na Grécia. Em dezembro de 2016 o projeto piloto da usina solar já estava pronto em Pedralva, a cidade foi escolhida por ser a cidade natal de José Otávio, facilitando os processos burocráticos, obras, adequações e estágios iniciais. Importante lembrar que este projeto coloca nossa cidade como pioneira, sendo a primeira assinatura de energia limpa para consumidores residenciais do Brasil. A Enercred foi campeã do Desafio Solar da Greenpeace e ganhou uma assessoria jurídica de um importante escritório de advocacia de São Paulo especializado em energia. Também como parte da premiação foi uma assessoria em branding, criação da logomarca da empresa e seu DNA da marca. Neste período, José Otávio saiu de seu antigo emprego em Santa Rita do Sapucaí para dedicar-se integralmente à nova empresa. Em 2017 no primeiro semestre participou do programa de aceleração de Startups do Governo Federal chamado InovAtiva Brasil, onde obteve destaque na banca de energia e impacto. No segundo semestre participou junto com a Enercred do programa EDP Starter Brasil, primeiro ano do programa de aceleração da companhia portuguesa no Brasil. A Enercred saiu vencedora deste programa e o prêmio foi uma viagem missão empresarial para o Vale do Silício, na California, EUA. A viagem realizada em 2018 teve o intuito de conhecer o ecossistema de inovação da região para trazer novas ideias e perspectivas de processos de trabalho eficientes. Visitou empresas como Google, Apple, Facebook, HP, Intel, além de aceleradoras de startup e inovação como Plug&Play, Spaces e GSV Labs. Na mesma viagem conheceu Rodrigo Protázio, que possui 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Rodrigo veio com família, mulher e filho, de São Paulo para Itajubá para se tornar sócio e diretor de tecnologia da Enercred. Após voltar do vale do silício a Enercred participou de um programa de investimento da empresa Safira Energia, que alocou um recurso financeiro na empresa e se tornou sócia minoritária. Ainda em 2018 a Enercred participou da Oxigênio Aceleradora da Porto Seguro, uma das principais aceleradoras do país, e do programa Startup Connected, da Câmara Brasil Alemanha junto com a Siemens. Fechou a expansão do projeto piloto em parceria com a Safira, saindo de 15kW para 75kW e outra usina em parceria com a EDP, segunda usina de 75kW. Atualmente está construindo com parcerias outras 4 usinas de 75kW em Pedralva e uma usina de 5MW (aproximadamente 50 vezes maior em termos de capacidade de geração de energia) em Montes Claros, norte de MG. Atualmente a Enercred possui escritórios em Pedralva e Itajubá, sendo que as equipes de desenvolvimento, marketing e operações ficam na INCIT (Incubadora de empresas de base tecnológica de Itajubá) ao lado da igreja matriz. Recentemente gravou entrevista para o programa Mundo SA da GloboNews, apresentando Pedralva como pioneira em energias renováveis e modelos de negócios democráticos. A Enercred tem a missão de democratizar o acesso a energias renováveis de forma coletiva e econômica. Todos os mineiros podem reduzir seus gastos na conta da CEMIG e contribuir para o meio ambiente visto que só trabalhamos com fontes de energia não poluidoras.

Sara Domitila Gonçalves Soares

Medalha do Mérito Legislativo em 2019Nasceu no dia 17 de Março de 1982, na Santa Casa desta cidade, sendo filha de Celina Maria Gonçalves Soares e José Raimundo Soares. Tem 6 irmãos: Daniel, Galderiz, Jéssica, Frank, Franciely e Açucena. Começou a trabalhar desde muito cedo enchendo saquinho de café no bairro da bica e São José. Todos os anos, nas suas férias de julho da escola, panhava café com sua mãe, nas férias de Dezembro, como não tinha café, ela e os demais irmãos e amigos da rua subiam para o Estádio Monti para ajudar o seu pai a roçar o campo. Desde pequena aprendeu a conciliar a responsabilidade com a magnífica arte de se dedicar às coisas com um largo e gostoso sorriso no rosto. Mesmo ainda sendo muito jovem, ela foi mais do que uma mãe para seus irmãos caçula, mantendo-se sempre presente e auxiliando seus pais na criação e formação destes. Começou a conciliar estudos e trabalhos ainda muito nova, tinha de auxiliar nos afazeres e obrigações da casa de seus pais, e ainda assim sair pra trabalhar em casa de família para pode ter o seu próprio dinheirinho. Com o passar dos tempos descobriu uma grande paixão pela dança. Como em Pedralva não tinha aulas de dança, seu pai a levou para a Cidade vizinha de Itajubá para se inscrever nas aulas de dança. Por lá iniciou fazendo balé e logo passou para aulas de Jazz com o renomado professor Marcílio Bastos. Os anos foram passando e a paixão foi aumentando. Logo começo a fazer lambaeróbica e chegou a dançar no grupo de dança Movimento Axé. Ao longo dos anos, começou a dar aulas de dança para seus amigos de brincadeiras e o número de alunos foi aumentando. Com ajuda de seus pais, resolveu dar aulas no Clube Operário, com a denominação de “Grupo de Dança Equilíbrio”. Daí pra frente faziam apresentações em festas, festivais, aniversários, bingos, apresentações escolares, finais de jogos no estádio. Aos poucos começou a dar vários tipos de dança: De 2002 a 2006 começou a dar aulas de dança como voluntária no lar da criança para crianças e adolescentes, retornando em 2008 até 2009. Em 2002, a convite do Flávio Paiva, fez parte do quadro de funcionários da Rádio Comunidade FM. Trabalhou com eles por um bom tempo. De 2004 a 2007 participou da diretoria da Sampe como primeira secretaria, na mesma época fez parte do Conselho Municipal da criança e do adolescente. Foi professora de balé na academia Corpo e Movimento do professor Helton, de 2004 a 2006. De 2005 a 2007, trabalhou como voluntária no grupo 100% vida (Terceira idade). Em 2010, a convite da Professora Maninha, foi convidada a ensaiar as balizas que encantaram, durante anos, os desfiles de 07 de Maio e 07 de Setembro. No ano de 2012 formou sua 1 faculdade, licenciatura em Educação Física, e tornou sócia na academia Studio Fitness. No mesmo ano estava com um projeto de dança voluntário no Peti juntamente com Valdir e Paulão. Também deu início as valsas de 15 anos e casamentos, uma das danças mais encantadoras que existem, no qual trabalha até hoje. A 5 anos fez o curso de zumba e se tornou instrutora de Zumba credenciada, no qual da as aulas até hoje. Em 2015, foi convidada para dar aulas de dança na Cidade São José do Alegre. Em 2017, formou em sua 2 faculdade, Bacharel em educação Física e se tornou proprietária da Academia Espaço Fitness, no mesmo ano foi convidada a dar aulas de dança do CRAS, onde está até hoje. Em 2018, foi convidada a subir a serra para dar aulas de dança em Conceição das Pedras. Pois é..... essa é a Sara que poucos conhecem...... ela sempre esteve um passo a frente para realização de seus sonhos. Com o passar dos anos, enfrentando as dificuldades que todos estamos sujeitos a enfrentar e que muitos, mas muitas vezes, se dão por vencido, mas ela não deixou a peteca cair e se transformou numa mulher forte, respeitada, independente e querida por onde passa. Mesmo levando uma vida particular e independente, não deixou de encher de orgulho os seus pais e Irmãos, mantendo-se firme nos cuidados com seus pais até o último suspiro deles. Com a triste e dolorosa partida repentina de seus pais, ela tenta se manter sempre como um alicerce na base familiar. Enfim, Sara é essa mulher; que trabalha bastante, dança muito, e que não abre mão da dança em nenhum momento... e mesmo quando o cansaço e a tristeza bate, ela não consegue negar um sorriso a ninguém... Essa é a Sara, mais uma vez nos provando que se lhe derem um motivo para sorrir, ela é boa. Se lhe derem uma chance, ela é ótima. Mas se lhe derem o mundo, ela é implacável.