Câmara realiza sessão solene para entrega do Título de Mérito Educacional
O Título de Mérito Educacional “Professor José Raimundo de Faria, o Zé Grande”, foi instituído nesta Casa no ano de 2018 e a outorga deste Título é uma homenagem que passou a ser prestada pelo Poder Legislativo, no mês de outubro de cada ano, as instituições de ensino e profissionais da Educação Básica, com atuação no município de Pedralva, indicados pelos vereadores em exercício.
Esta homenagem tem por objetivo valorizar as instituições de ensino e os gestores da educação do município, e seu título, merecidamente, leva o nome do saudoso professor José Raimundo de Faria, o Zé Grande. Dedicado profissional da educação, que por anos se dedicou a educação em Pedralva, onde se torna o Professor Zé Grande, assim chamado carinhosamente por seus alunos e conhecidos.
Foram homenageados:
- APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;
- Professora Angela Maria Rodrigues Fernandes;
- Professora Benedita Ferreira Vilas Boas;
- Professora Helenilza Batista do Patrocínio Siqueira; e
- Professora Maria Luiza Carneiro.
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Biografia homenageados:
APAE - Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais
A primeira reunião com o objetivo de fundar a APAE no município de Pedralva aconteceu no dia 15 de janeiro de 1999, no Salão Comunitário Sagrada Família, onde José Marcos Rezende Bustamante, pai de uma criança com síndrome Down, e representantes da comunidade e entidades, convocados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, se reuniram com o objetivo de organizarem uma instituição da APAE em Pedralva. A segunda reunião ocorreu dia 16 de março de 1999, na Sala de Reuniões do Órgão Municipal de Educação, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e profissionais sobre a importância do funcionamento da APAE em nosso município. A reunião contou com a presença dos profissionais da APAE de Itajubá, mostrando aos presentes como é o seu funcionamento. Foi apresentado aos participantes que nos primeiros anos de trabalho uma APAE sobreviveu apenas com o apoio financeiro da comunidade, da arrecadação do quadro social e de eventos, apoiados pela Prefeitura. A Assembleia Geral convocada ocorreu na Sala de Reuniões do Órgão Municipal de Educação, situada à Rua Xavier Lisboa, nº 42, às 14 horas do dia 25 de abril de 1999, domingo, com a seguinte ordem do dia: Fundação da APAE de Pedralva, Homologação do Estatuto da APAE, Eleição e Posse da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Administração. O evento contou com a presença da Sra. Luíza Pinto Coelho, Presidente da Federação Estadual das APAEs de Minas Gerais, e Sra. Maria do Rosário Oliveira Machado, Delegada Regional das APAEs do Vale da Eletrônica. A criação da APAE foi acatada por unanimidade e somente uma chapa apresentou-se para concorrer à direção da instituição. Assim sendo, a Primeira Diretoria da APAE de Pedralva, eleita por aclamação, foi assim composta: Diretoria Executiva: Presidente: José Marcos Rezende Bustamante; Vice-Presidente: Rubens José de Oliveira; 1º Secretário: Mariana Carneiro Faria; 2º Secretário: Maria Celeste Faria; 1º Tesoureiro: Paulo Rubens Tenório; 2º Tesoureiro: Rogério Bustamante Rezende; Diretor de Patrimônio: Sebastião Fernandes Neto; Diretor Social: Lourdes Maria Monti Mota Silva; Conselho de Administração: Rosemara de Lorena; Maria Aparecida Carvalho; Ana Maria Macêdo Hausner; Vanessa Inácia Bacha Bustamante Junco; Fábio Manoel de Faria; Conselho Fiscal: Angela Maria Rodrigues Fernandes; José Sérgio Rodrigues Rezende; Rosaura Costa Papi Rezende; Luiz Gonzaga Rezende Bustamante; Francisco de Assis Bonette; Alessandra de Souza Lopes. A APAE de Pedralva, nos primeiros meses de funcionamento, contava apenas com uma pequena equipe técnica. A Fonoaudióloga Kátia Maria Barbosa da Silva, o Fisioterapeuta Valdir Silva Júnior e a Dra. Ana Maria Macêdo Hausner, médica. Em 02 de agosto de 1999, a APAE iniciou as atividades escolares, inicialmente 9 (nove) crianças frequentavam a Pré-Escola. Paulino José Van Wijk foi o primeiro professor da APAE. A Sra. Maria Aparecida Goulart Bustamante exercia voluntariamente a função de Diretora Escolar. O Sr. João Bosco Vilela exercia as funções de Diretor Administrativo e Secretário da Escola. Em 31 de agosto de 1999, com a aprovação da Lei Municipal nº 1.130/99, a APAE de Pedralva foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Municipal, sendo incluída no Orçamento Municipal para o exercício seguinte. No ano 2.000, 03 (três) novas turmas iniciaram na Pré-Escola. Foi necessário equipar mais classes com carteiras, cadeiras e materiais pedagógicos. Era necessária a contratação de um Psicólogo, de um Pedagogo e de Professores para atender a nova demanda de alunos. A APAE procurou, através de um Convênio entre a Secretaria de Estado e a Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, objetivando a designação de professores custeados pelo Estado, suprir esta nova demanda que se apresentava. O contrato e a designação dos professores foram realizados pela Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura (Escola Pólo). Em 2004 a APAE desenvolveu um Projeto para viabilizar a construção de sua sede própria e pleiteou junto a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores a doação do terreno, com área de 2.637 m², localizado na Rua Poeta João Carneiro de Rezende esquina com a Rua Padre Marino. Conseguindo sua doação através Lei Municipal nº 1.279/04. E no final do ano de 2006 começou a construção da Sede própria. Foram muitas paradas na obra pela falta de recursos, mas com grande alegria em 2008 terminou a obra e puderam mudar para a tão sonhada sede. No ano de 2008 iniciou o Ensino Fundamental e atendeu cerca de 71 deficientes de Pedralva e cidades vizinhas. Em 2010 iniciou a construção da quadra poliesportiva e de uma cozinha industrial. Enfrentou muitas dificuldades e falta de recursos, mas em 2015 conseguiu terminar a quadra e quase terminou a cozinha, faltando apenas a instalação elétrica. Iniciou em 2015 os atendimentos do EJA – Educação Jovens e Adultos – Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e também o atendimento em Equoterapia que é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Com ajuda do quadro social, dos pais e dos convênios com prefeituras podemos contar com atendimento especializado de psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e educador físico. Em 2016 conseguiu fazer a iluminação da quadra com a ajuda de alguns voluntários e repasse de verba do convênio firmado com o Fórum Bias Fortes para compra do material elétrico. Em 2017 foi aprovado o EJA anos finais e em 2018 iniciamos a primeira turma com 15 alunos no EJA Anos Finais. Iniciou também o projeto para mudança de denominação da escola da APAE de Centro Educacional “Sonho Meu”- APAE de Pedralva para Centro Educacional Professora Diva Magalhães Silva Arloche – APAE de Pedralva, sendo autorizada a mudança em 18 de dezembro de 2018. Ainda em 2018 com um projeto apresentado ao fórum, celebramos um convenio no valor de R$ 6.745,60 para compra de materiais de construção para andamento da construção do espaço externo da APAE.
Angela Maria Rodrigues Fernandes
É natural de Cristina, filha do Senhor Luiz Ferraz e Dona Elzira, irmã de Luiz Aécio e dos saudosos Marcus Ferraz e Elzirinha. É casada há 44 anos com Sebastião Fernandes Neto, o Neto, e tem quatro filhos: Alexandre, Luiz Renato, Leonardo e Isabella. A família cresceu! Agora também fazem parte Lílian, Gulhermy, Fernanda e Xande, e os netinhos Sofia, Felipe e João Pedro. Em sua cidade natal fez sua iniciação religiosa e seus primeiros anos escolares, na Escola Paroquial São Domingos Sávio, cujo diretor era o Pároco Cônego Artêmio Schiavon. Pela proximidade com a fazenda de seu pai, a família mudou-se para Pedralva em 1961, continuando seus estudos no Ginásio São Sebastião de Pedralva, atual Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago e concluiu o ensino médio. Era hora de decidir uma profissão! Junto com sua irmã e algumas colegas iniciou o Magistério no Colégio Sagrado Coração de Jesus, dirigido pelas Irmãs da Providência, em Itajubá. Em seis de dezembro de 1968 recebeu o diploma de Professora. Que alegria! Iniciou a carreira na Escola do bairro Contendas, sob a supervisão de Dona Eunice e Dona Cilene, as quais apresentavam mensalmente o programa de ensino a ser ministrado. Em 1970 foi removida para a Escola Estadual Coronel Gaspar, onde lecionou por muitos anos. Também teve uma breve atuação na Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura, período em que iniciou o curso de Ciências Econômicas na FACESM, em Itajubá, concluindo em 1974. Simultaneamente, criou um pré escolar particular, junto com Sueli Carvalho e Rosa Rezende. Essa experiência foi de grande importância para sua formação profissional, frequentando vários cursos preparatórios. Mas os planos de Deus eram outros! Em 20 de setembro de 1975, casou-se e para acompanhar seu esposo em sua carreira profissional, morou em Criciúma/Santa Catarina e Campinas. Mas um grave acidente de trabalho interrompeu a carreira de Neto e eles voltaram a residir em Pedralva. Aqui retornou ao magistério, lecionando na Escola Estadual Coronel Gaspar até se aposentar, em fevereiro de 1996. Tem grande gratidão às diretoras com as quais trabalhou: Dona Inês Moura, Maria Inês Faria, Maria Délia Carneiro, Maria Aparecida Ferreira, Irani Mota e Dona Cléa. Aposentada, inspirada pelo exemplo de sua mãe, começou a trabalhar para entidades da cidade, tais como, Lar da Criança, APAE e Lar dos Velhinhos. Compartilhou essa experiência com os parceiros Rubinho e Maria José, Marquinho e Rosaura e Dona Lourdinha Faria. Na Igreja, foi catequista por muitos anos, orientada por Nísia, a saudosa Dona Neusa e, posteriormente, por Marialice Raimundo. Atuou na Preparação à Eucaristia, com a companheira Sebastiana Pappi. Em substituição a Marialice, foi coordenadora da Preparação à Crisma com Marineia. Foram grandes momentos de experiência e crescimento espiritual. Participou da ARTEPE, onde expunha seus lindos trabalhos de bordado e crochê. E sua paixão pelo artesanato é alimentada, hoje, pelo grupo Mulheres Bordando Minas, liderado pela Eliane. Atualmente, Dona Angela tem uma vida mais tranquila. Se sente muito agraciada pela vida, pela linda história construída e por sua abençoada família. Continua fazendo seus trabalhos manuais e sonhando com as muitas viagens realizadas e com as que virão!
Benedita Ferreira Vilas Bôas
Nasceu em Pedralva, no dia 16 de julho de 1938. Filha de Sebastião Firmino Ferreira e Mariana Joaquina Ferreira. Passou sua infância nesta cidade. Em 1946, iniciou seus estudos no Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs) de Itajubá, onde concluiu o primeiro grau. Posteriormente, transferiu-se para Pedralva, para cursar o segundo grau no Ginásio São Sebastião de Pedralva, atual Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, concluindo seu curso em 21 de dezembro de 1956. Em 15 de maio de 1957, casou-se com o senhor José Abel de Vilas Bôas, agricultor e pecuarista, passando então a residir no Bairro Pitangueiras, onde constituiu família, sendo seus filhos: José Arildo Vilas Bôas, Mariângela Vilas Bôas, Ângela Maria Vilas Bôas, Silvana Vilas Bôas, Alessandra de Vilas Bôas e Denilson César Vilas Bôas. Em 1966, iniciou sua carreira de professora na Escola Singular do Bairro Pitangueiras, como Regente de Ensino. Mais tarde, esta mesma escola veio a receber o nome do seu sogro, Escola Estadual “Abel Evaristo Vilas Bôas”. Sua efetivação se deu em 22 de fevereiro de 1979. Em novembro de 1984, recebeu o título de Professora de Ensino de Primeiro Grau, pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, e foi transferida para a Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Mouras, onde permaneceu em suas atividades de docência até sua aposentadoria. Com a chegada da aposentadoria, abriu um comércio de dispensação de medicamentos, a Drogaria Vilas Bôas, na qual se manteve ativa até outubro de 2019. Senhora Benedita, hoje, com seus 81 anos de idade, se mantém atuante na família. Mantém suas propriedades no Bairro Pitangueiras e atualmente reside na Rua Pedro Monti, no centro da cidade de Pedralva. É viúva e conta com a presença de seus 6 filhos, 8 netos, 3 bisnetos, genros e noras.
Helenilza Batista do Patrocínio Siqueira
Nasceu em 22 de abril de 1967, em Pedralva-MG. Filha de Gaspar do Patrocínio (Zezinho Sacristão - in Memorian) e Nilza Batista do Patrocínio. Primogênita da família, possui 5 irmãos. Casada com Gilmar Gomes Siqueira e tem 3 filhos: Letícia, Rodrigo e Júnior. Estudou nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) na Escola Estadual “Prof. Arcádio do Nascimento Moura”, antigo Grupo de Lata, onde hoje está a Rodoviária da cidade. Foi nestes primeiros anos, embora só hoje tenha essa clareza, que grandes Educadoras influenciaram todo seu caminhar. Os Anos Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) foram realizados no Colégio de Pedralva - Escola Estadual “Comendador Mário Goulart Santiago”. Nessa Escola se formou, em 1984, no Curso de Magistério. Entre os anos de 1985 e 1990, trabalhou como professora nas Escolas Estaduais Rurais dos Bairros Pedrão, Corrêas, Santo Antônio, Belo Ramo, Furnas e Divisa, hoje municipalizadas e algumas desativadas. Em 1990, foi nomeada para lecionar na Escola Estadual “Professor Arcádio do Nascimento Moura”. Ali trabalhou como professora dos diversos anos das primeiras séries e também como Auxiliar de Secretaria. Adorava trabalhar com alunos da 4ª série. Na Escola Estadual “Comendador Mário Goulart Santiago”(Colégio), trabalhou como professora de Língua Portuguesa em turmas de 5ª e 6ª séries, no período noturno, no ano de 1994. Sua caminhada na Gestão Educacional se iniciou em Janeiro do ano de 2000, atuando como Vice-diretora na Escola Estadual “Prof. Arcádio do Nascimento Moura”. Paralelamente atuava como professora na Rede Municipal de Pedralva. Em Abril de 2002, assumiu como Diretora da Escola Estadual “Professor Arcádio do Nascimento Moura”. A Educação Estadual passava neste período por mudanças significativas, o processo de Municipalização do atendimento aos anos iniciais era uma realidade e a escola tinha o desafio de consolidar o atendimento para os alunos dos Anos Finais (5ª a 8ª série). O trabalho diário foi sendo cuidadosamente desenvolvido por profissionais extremamente comprometidos com a Educação e, mesmo diante de inúmeras adversidades, a Comunidade Pedralvense encontrou na Escola Estadual “Professor Arcádio”, profissionais compromissados com o desenvolvimento do Processo Ensino-Aprendizagem com qualidade. Ano após ano, o trabalho em equipe era reconhecido pela Comunidade Regional e a Escola se tornou referência em Qualidade de Ensino. Muito se orgulha em ter participado ativamente desse processo e ter contribuído para que a Escola ficasse conhecida como Escola Referência em Qualidade de Ensino e Gestão Escolar. Durante esse período, cursou a Graduação em Geografia e Meio Ambiente na Faculdade de Ensino e Pesquisa (FEPI/Itajubá) e a Pós-Graduação em Gestão Escolar com Habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar na Faculdade de São Lourenço, em São Lourenço/MG. Em janeiro de 2013, assumiu a responsabilidade de conduzir os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação, em Pedralva. Ações essenciais foram realizadas para a Educação do município e dentre elas destaco: - aquisição de parte de um terreno do Parque de Exposição, essencial para que o Projeto de Construção da Creche Pró-Infância (0 a 5 anos) se tornasse realidade; - o Plano Decenal Municipal de Educação, amplamente discutido junto à Comunidade Escolar, estabeleceu Metas e Prazos para ações que se tornariam realidade para a Educação Municipal; - a reorganização dos tempos e espaços escolares, o atendimento às crianças de 04 e 05 anos e diversas ações pedagógicas. Em agosto de 2015, foi nomeada Analista Educacional/Inspetora Escolar, na Superintendência Regional de Ensino de Itajubá. Deixou a Educação em Pedralva com o sentimento de ter realizado, apesar de muitas adversidades, ações que contribuíram para a melhoria da Educação de nossas crianças e adolescentes. Como Inspetora Escolar atuou em diversos municípios da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá. Realidades Educacionais desafiadoras exigiram novos conhecimentos. Iniciei então o Curso de Pós-graduação em Legislação Educacional pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço (Ipatinga/MG). Atualmente, responde como Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, nomeada no último mês de agosto. Tem agora o desafio de coordenar as equipes que atuam em 21 municípios que compõem a Regional de Itajubá e que influenciam diretamente no processo ensino-aprendizagem. Com orgulho, atua na Educação há cerca de 34 anos. Em todo seu caminhar, teve inúmeros desafios. Educação inclui mudança de comportamento e isso requer tempo. E esse mesmo tempo é o encarregado de lhe mostrar que, com coragem e persistência, podemos lutar e conseguir mudar o futuro de toda uma geração. Carrega consigo a coragem e determinação que lhe foi passada por muitas pessoas. Foi aluna do Professor José Raimundo de Faria, o Zé Grande. Grande nos ensinamentos e na postura profissional. Ser agraciada por esta Casa com o Mérito Educacional “Professor José Raimundo de Faria, o Zé Grande” a enche de gratidão. Gratidão para todas as pessoas e profissionais com quem teve o privilégio de conviver e principalmente para as professoras e ex-professoras das Redes Estadual e Municipal de Educação de Pedralva. Deixa a extensão desta homenagem para todos os profissionais da Educação que, mesmo diante de tantas adversidades, não desistem. Acreditar em um futuro melhor e trabalhar criando condições que contribuam na melhoria da formação de nossas crianças é o principal objetivo de um educador. Deixa sua gratidão a Deus, a sua família e aos professores que não desistiram dela.
Maria Luiza Carneiro
Nasceu em 11 de dezembro de 1966, filha de José Lopes Carneiro e Maria Cecília Faria Carneiro. Iniciou seus estudos na Escola Professor Arcádio do Nascimento Moura e terminou na Escola Estadual Comendador Mario Goulart Santiago, onde fez também o magistério. Tornando-se professora em 1986. Foi voluntária durante dois anos no Lar da Criança Nossa Senhora de Fátima. Com o apoio da mãe, Maria Luiza começa a lecionar na escola do Bairro Usina Pedrão, em substituição, por seis meses, e depois, também em substituição, na Escola Estadual Coronel Gaspar. Foi aprovada no concurso publico e em 1992 assume a sua vaga trabalhando na Escola Dona Miquita, no Bairro Cubatãozinho, onde permaneceu por um bom tempo. Passou por várias escolas de Pedralva, como professora. Em 1997, junto com as professoras Rita de Cássia Costa e Maria do Rosário Silva, Rosarinha, criaram a primeira escola particular da cidade. A escolinha Mil Encantos, Hoje colégio RH. Na época a escola atendia somente a pré-escola, passando depois ao ensino fundamental I. Maria Luiza sempre foi inovadora, dedicada e criativa, desenvolvendo o seu trabalho com muito respeito e compromisso. Trabalhou com todas as séries desde a pré-escola ate o 5º ano, mas se destaca nas aulas de recreação e contação de história. Maria Luiza deu início ao seu processo de aposentadoria e continua no quadro de magistério da Rede municipal de Educação de Pedralva.